Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA CLARA DE CARVALHO LEITE CAVALCANTE

DISCENTE : MARIA CLARA DE CARVALHO LEITE CAVALCANTE
DATA : 27/07/2022
LOCAL: UFRN

ajuste fiscal, VI Plano Nacional de Pós-Graduação  e  suas repercussões ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGSS/UFRN).

ajuste fiscal,  pos graduação, Serviço social

O projeto ora apresentado realiza uma pesquisa acerca dos impactos do ajuste fiscal no VI Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), bem como suas repercussões ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGSS/UFRN). Este trabalho possui como objetivos específicos os seguintes elementos discursivos: 1) Analisar os recursos direcionados ao PPGSS/UFRN a partir da análise documental dos dados extraídos do Plano Plurianual (PPA), Siga Brasil e relatórios de gestão anuais da reitoria de pós-graduação e do PPGSS/UFRN entre os anos de 2016 a 2020; 2) Revisar a literatura sobre o ajuste fiscal, ciência, tecnologia, PNPG e pós-graduação considerando os efeitos do ajuste fiscal no contexto da pós-graduação; 3) Identificar através do VIº PNPG (2011 a 2020) os impactos políticos, econômicos e sociais e suas implicações à produção cientifica brasileira. Para que os resultados sejam alcançados, a pesquisa é realizada considerando a utilização do levantamento documental, bibliográfico e de campo à luz do materialismo histórico-dialético, de caráter quantitativo e qualitativo, considerando a perspectiva da totalidade ao analisar as informações obtidas. Esta pesquisa visa contribuir com o acúmulo de conhecimento na referida área.

Presidente - 2363499 - ELIANA ANDRADE DA SILVA
Interno - 1149547 - ROBERTO MARINHO ALVES DA SILVA
Externa ao Programa - 2859570 - LARISSE DE OLIVEIRA RODRIGUES - UFRN
Notícia cadastrada em: 13/07/2022 09:17