Banca de QUALIFICAÇÃO: NÍSIA LUIZA DE ANDRADE OLIVEIRA

DISCENTE : NÍSIA LUIZA DE ANDRADE OLIVEIRA
DATA : 18/02/2021
LOCAL: Plataforma google meet

MERCANTILIZAÇÃO E EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DOS CURSOS IRREGULARES EM SERVIÇO SOCIAL NO NORDESTE: UM DESAFIO PARA A PROFISSÃO

Formação Profissional, Serviço Social, Mercantilização do Ensino superior.

O presente trabalho faz uma análise a respeito da mercantilização do Ensino Superior no Brasil, a formação profissional em Serviço Social e cursos de extensão e/ou livres como uma forma de precarização do ensino. O objetivo geral desse estudo é de investigar os cursos de extensão e/ou livres e suas implicações para a qualidade e legalidade dos cursos de graduação em Serviço Social. Enquanto nos objetivos específicos, serão aprofundadas as discussões sobre a mercantilização da educação em nível superior na particularidade do Serviço Social no Nordeste; avaliação das determinações societárias para a mercantilização e formação profissional em Serviço Social e análise do posicionamento do Conjunto CFESS/CRESS e suas ações e estratégias desenvolvidas no que diz respeito aos cursos de extensão e/ou livres. O estudo realiza uma explanação a respeito da formação das universidades no contexto mundial e nacional transpassado pelo desligamento com a Igreja, relação com a ciência e desenvolvimento das instituições universitárias. Também discute sobre a educação para a teoria crítica e seus limites em uma sociabilidade baseada no lucro e exploração da classe trabalhadora e sua relação com a mercantilização do ensino. Ainda é feito um debate sobre os desdobramentos da mercantilização do ensino superior para o Serviço Social e uma análise sobre a extensão universitária e os cursos de extensão e/ou livres. O trabalho se baseia no método crítico dialético e fará a pesquisa com um membro de cada Comissão de Inscrição (CI) dos Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) do Nordeste, pois foi a partir delas que foram identificados os cursos de extensão e/ou livres. Para isso, será aplicado um questionário online para averiguar as formas de identificação desses cursos, os encaminhamentos dados no ato de reconhecimento da irregularidade e as ações e estratégias implantadas para combater a precarização da formação. Também será realizada entrevista semiestruturada com um assessor jurídico de uma das regionais para conhecer o que vem sendo discutido e implementado sobre os cursos de extensão e/ou livres na esfera jurídica. Sendo assim, busca-se por essa pesquisa adensar os estudos a respeito da formação profissional em Serviço Social, os desafios enfrentados no contexto de mercantilização do ensino superior e os impactos para a profissão em relação os cursos de extensão e/ou livres.

Presidente - 1451156 - CARLA MONTEFUSCO DE OLIVEIRA
Interna - 1714329 - ANDREA LIMA DA SILVA