Banca de DEFESA: CHRISLAYNE CAROLINE DOS SANTOS NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CHRISLAYNE CAROLINE DOS SANTOS NASCIMENTO
DATA : 25/08/2017
HORA: 14:00
LOCAL: NEPSA - CCSA
TÍTULO:

EDUCAÇÃO PERMANENTE E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL: uma equação possível?


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Permanente; Serviço Social; Exercício profissional; Estágio Supervisionado.


PÁGINAS: 155
RESUMO:

O objeto de pesquisa deste trabalho é a Educação Permanente no exercício profissional do Serviço Social, tendo como objetivo geral, analisar a efetivação da Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS-CRESS no exercício profissional dos assistentes sociais supervisores de campo de estágio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), como objetivos específicos: problematizar as contradições da exigência crescente por qualificação profissional na contemporaneidade e suas implicações para o exercício profissional do assistente social; analisar o estágio supervisionado como momento privilegiado para o ensino da prática e o aprimoramento intelectual do assistente social; investigar as experiências de Educação Permanente vivenciadas pelos assistentes sociais supervisores de campo de estágio a partir da Política de Educação Permanente; e identificar os avanços e desafios do processo de efetivação da Educação Permanente. Esta pesquisa consubstancia-se a partir da perspectiva crítico-dialética, e a abordagem quanti-qualitativa de caráter exploratório. A metodologia adotada no processo investigativo consistiu em levantamento bibliográfico, análise documental, mapeamento dos campos de estágio de Serviço Social na UFRN de 2011 a 2016, e entrevistas orientadas por roteiro semiestruturado. As entrevistas foram realizadas com uma amostra da pesquisa apresenta relatos de 2 (duas) professoras que já exerceram a supervisão acadêmica, e 5 (cinco) supervisoras de campo das seguintes áreas de atuação: Educação, Saúde e Assistência Social. No que se refere aos resultados obtidos nesta investigação, destacam-se três considerações: Primeiro, as contradições dos sentidos atribuídos à educação permanente que pode assumir funções antagônicas. Na lógica da economia da educação, ela pode ser funcional a formação e manutenção do capital humano necessário à expansão do capital. Numa perspectiva crítica de educação ela pode ser uma estratégia de resistência na formação e qualificação profissional que fortalece o compromisso social e ético com os interesses da classe trabalhadora. Segundo, apesar dos desafios postos a efetivação da Educação Permanente no exercício profissional dos supervisores de campo, as experiências relatadas revelam-na como uma possibilidade profícua de aprimoramento intelectual que precisa ser fortalecida. Terceiro, a educação permanente na perspectiva de aprimoramento intelectual preconizada pelo Código de Ética reafirma a importância da produção do conhecimento na e sobre a profissão – constituindo um movimento da categoria na produção do conhecimento crítico sobre a realidade social e sobre ela mesma, como estratégia de fortalecimento do Projeto Ético Político da Profissão na contemporaneidade.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1451156 - CARLA MONTEFUSCO DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2363499 - ELIANA ANDRADE DA SILVA
Externo ao Programa - 2314135 - ILKA DE LIMA SOUZA
Externo à Instituição - IRIS DE LIMA SOUZA - UnP
Notícia cadastrada em: 14/08/2017 14:05
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