Banca de QUALIFICAÇÃO: ÉRIKA LUZIA LOPES DA SILVA FERREIRA

DISCENTE: ÉRIKA LUZIA LOPES DA SILVA FERREIRA
DATA: 16/12/2015
LOCAL: NEPSA/CCSA

A POLÍTICA DE EXPANSÃO UNIVERSITÁRIA E SUAS IMPLICAÇÕES NA PERMANÊNCIA E CONCLUSÃO DO ENSINO SUPERIOR DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL (CEGUEIRA) NA UFRN

Política de Inclusão; Necessidades Educacionais Especiais; Deficiência visual; Ensino Superior

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social

Este projeto tem o escopo de apresentar uma proposta de pesquisa acerca da política de inclusão acadêmica destinada a estudantes com deficiência visual (cegueira) matriculados em cursos de graduação na modalidade presencial no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Deseja examinar o significado da inserção destes indivíduos enquanto usuários da Comissão Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE), particularmente os impactos desta sua inserção na permanência e conclusão do ensino superior. Em adição, busca sistematizar o perfil socioeconômico e as principais necessidades acadêmicas destes estudantes, assim como verificar aspectos reveladores de possíveis desafios e dificuldades sofridos por eles na vida acadêmica. Como procedimentos metodológicos adota a revisão bibliográfica e a pesquisa documental, além de pesquisa de campo com auxílio de entrevistas semiestruturadas a serem efetuadas com os estudantes supramencionados. Pretende contribuir com a acumulação teórica relativa ao tema, considerando a categoria deficiência como uma premissa socialmente erigida, mediante um padrão de normalidade constituída por uma sociabilidade que confere à deficiência um lugar de exclusão e preconceito. Busca adensar reflexões em torno das estratégias utilizadas por estudantes cegos no enfrentamento dos desafios presentes na dinâmica acadêmica. Deseja, por fim, contribuir com as ações, programas e projetos executados pela CAENE a partir de aproximação com o debate contemporâneo relativo à política de inclusão voltada para os discentes cegos.

Presidente - 2185695 - ANTOINETTE DE BRITO MADUREIRA
Interno - 1451156 - CARLA MONTEFUSCO DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - LENINA LOPES SOARES SILVA - IFRN
Notícia cadastrada em: 07/12/2015 08:03