OS EGRESSOS DO IFRN NO CONTEXTO DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: dilemas da formação e da inserção no mundo do trabalho
Reestruturação produtiva; Flexibilização do trabalho; Expansão do ensino superior; Precariado, Educação profissional e tecnológica
O projeto de pesquisa propõe investigar a inserção, no mercado de trabalho, dos egressos dos cursos superiores de tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), no contexto contemporâneo de expansão institucional e do ensino superior no Brasil, assim como de ampliação do processo de reestruturação produtiva e de adensamento do precariado. O estudo fundamenta-se em uma perspectiva crítica, visando apreender o objeto de pesquisa mediante as determinações sócio históricas da sociedade do capital, em tempos de crise. A análise perpassa os elementos conjunturais que conformam o capitalismo imperialista e as (re)configurações societárias nele havidas, redundando no processo de reestruturação produtiva e de valorização do conhecimento, pelo mercado, como elemento (re)produtor de riqueza e definidor do sucesso ou fracasso dos sujeitos diante da nova morfologia do trabalho. Debruça-se ainda sobre as contradições que marcam as juventudes no Brasil e, logo, no estado do Rio Grande do Norte, as quais têm na formação de nível superior e nas possibilidades atuais para obtenção de títulos acadêmicos, a construção de eventual horizonte de expectativas por melhores condições de vida, ao mesmo tempo em que o mundo do trabalho torna-se cada vez mais flexível e precário. Diante desta tessitura, o estudo vislumbra conhecer e analisar, a partir do real concreto, as condições e relações de trabalho dos egressos do IFRN. Do ponto de vista metodológico prevê uma pesquisa quali-quantitativa trabalhando com dados secundários e primários, estes últimos oriundos de entrevistas semiestruturadas.