Banca de DEFESA: BRUNA DEL VECHIO KOIKE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNA DEL VECHIO KOIKE
DATA: 05/07/2013
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de aula da Pós Graduação em Psicobiologia
TÍTULO:

"Avaliação comportamental e neuroquímica de ratos sob dessincronização forçada: possíveis implicações para um modelo de oscilações do humor".


PALAVRAS-CHAVES:

modelo animal; dessincronização forçada; cronobiologia; comportamento; serotonina; transtorno bipolar.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Fisiologia
RESUMO:

Os indivíduos com Transtorno Bipolar apresentam alterações no sistema de temporização circadiano, mostrando deslocamento de fase em diversas variáveis fisiológicas. Muitos argumentos demonstram que alterações nos ritmos circadianos podem ser parte da fisiopatologia do transtorno bipolar. Dada a necessidade de maior elucidação sobre a fisiopatologia da doença, o objetivo deste trabalho foi a validação do protocolo de dessincronização forçada como modelo animal para o transtorno bipolar. Para isso, submetemos ratos Wistar ao protocolo de dessincronização forçada que consiste num ciclo de claro/escuro simétrico de 22h. Sob este protocolo, os ratos dissociam o ritmo da atividade locomotora em dois componentes rítmicos: um sincronizado ao ciclo claro/escuro imposto de 22h; e outro componente com período maior que 24h que segue o período endógeno do animal. Como esses ritmos possuem períodos diferentes acabam coincidindo em alguns momentos, o que nomeamos de CAP (do inglês coincidence active phase) e a fase oposta, de não coincidência, chamamos de NCAP (do inglês non-concidence active phase). A hipótese é que em CAP os animais apresentassem um comportamento semelhante aos indivíduos bipolares em estado de mania e os animais em NCAP, sintomas semelhantes aos indivíduos na fase depressiva. Encontramos algumas evidências que estão descritas detalhadamente ao longo desta tese. Em resumo dos dados comportamentais temos que os animais em dessincronização forçada mostram-se mais estressados, com a atividade exploratória reduzida e avaliação de risco prejudicada. Os animais no momento CAP são menos depressivos e apresentam maior atividade locomotora concentrada na fase escura. Enquanto os animais em NCAP apresentam maior ansiedade, mas não apresentam anedonia. Através dos testes farmacológicos vimos que a dessincronização foi abolida, mas não foi possível mensurar se a atividade dos animais volta aos níveis basais. Encontramos que os animais dissociados apresentam maior número de células marcadas para o receptor serotoninérgico 5HT1A na região da amígdala, supostamente indicando que há uma maior inibição da amígdala nestes animais. Tomando os dados em conjunto, conseguimos validar parcialmente o protocolo de dessincronização forçada como modelo animal para oscilações do humor.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1645202 - ELAINE CRISTINA GAVIOLI
Externo à Instituição - HORÁCIO DE LA IGLESIA - UW
Presidente - 1216466 - JOHN FONTENELE ARAUJO
Externo à Instituição - MARIO PEDRAZZOLI NETO, - USP
Externo à Instituição - TATIANA LIMA FERREIRA - UFABC
Notícia cadastrada em: 19/06/2013 15:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao