Banca de QUALIFICAÇÃO: MONICA ROCHA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MONICA ROCHA DE OLIVEIRA
DATA: 06/02/2013
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Aula da Pós-Graduação em Psicobiologia
TÍTULO:

Estratégia reprodutiva de duas espécies de peixes marinhos no litoral norte do Rio Grande do Norte.


PALAVRAS-CHAVES:

Peixes marinhos, estratégia de reprodução, Hirundichthys affinisHemiramphus brasiliensislitoral Norte do Rio Grande do Norte.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

Hirundichthys affinis e Hemiramphus brasiliensis são peixes marinhos de valor comercial, que contribuem para a produção pesqueira artesanal do Rio Grande do Norte. Além da importância econômica, esses peixes são importantes, de um ponto de vista ecológico, sendo componentes na cadeia alimentar pelágica, nos quais são às presas preferidas de grandes predadores, de alto valor comercial. O trabalho teve como objetivo determinar as estratégias reprodutivas e a produção pesqueira dos peixes, voador, H. affinis e agulha preta, H. brasiliensis no litoral Norte do Rio Grande do Norte, Brasil, a fim de fornecer subsídios para o manejo e a gestão pesqueira destes recursos naturais na região. Os resultados estão apresentados sob a forma de cinco artigos científicos. O primeiro artigo aborda as medidas morfométricas e merísticas, a estrutura da população, no tocante ao peso-comprimento e o desenvolvimento gonadal de H. affinis, através de observações macroscópicas dos ovários e testículos. O segundo artigo descreve às táticas reprodutivas, que indicam a estratégia reprodutiva de H. affinis. O terceiro e quarto artigos apresentam a estrutura populacional, no que tange ao comprimento e peso, a relação peso-comprimento e às táticas reprodutivas de H. brasiliensis. O quinto artigo mostra a variação anual da produção de H. affinis e H. brasiliensis em Caiçara do Norte, dando ênfase a relevância desses peixes na produção pesqueira total do Estado do Rio Grande do Norte. As duas espécies utilizam o litoral de Caiçara do Norte para fins reprodutivos. O peixe voador, H. affinis migra das águas oceânicas para às águas costeiras, coincidindo com o período chuvoso e apresentando desova total. H. brasiliensis vive e reproduz nas águas costeiras apresentando desova parcelada. As táticas reprodutivas apresentadas por ambas as espécies indicam a estratégia reprodutiva do tipo sazonal (intermediária), que está entre a estratégia de equilíbrio K e a estratégia oportunista r.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 347579 - MARIA EMILIA YAMAMOTO
Presidente - 346769 - SATHYABAMA CHELLAPPA
Externo ao Programa - 1199139 - WAGNER FRANCO MOLINA
Notícia cadastrada em: 30/01/2013 10:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao