Banca de DEFESA: RAFAELLA KALINE COSTA XAVIER

DISCENTE: RAFAELLA KALINE COSTA XAVIER

DATA: 08/10/2010

LOCAL: ANFITEATRO DAS AVES, CB

Relação entre o ciclo sono e vigília e função cardiorrespiratória em estudantes de medicina

ESTUDANTES, CICLO SONO E VÍGILIA, FUNÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas

ÁREA: Psicologia

Os estudantes, normalmente, apresentam um padrão de sono irregular caracterizado por atrasos de início e final do sono dos dias de semana para os finais de semana, curta duração de sono nos dias de semana e longa duração de sono nos finais de semana. O sono prolongado nos finais de semana é devido à redução do sono durante os dias de aulas ou de trabalho. A redução do sono necessário e a irregularidade nos padrões de sono provocam detrimentos relevantes a curto e longo prazo no desempenho físico e no cognitivo. O desempenho cardiorrespiratório representa além do condicionamento físico, traços associados às condições de saúde e, em muitos estudos, no padrão e/ou qualidade do sono de um indivíduo. O objetivo desse estudo foi, avaliar do padrão do ciclo sono e vigília e a função cardiorrespiratória de estudantes de medicina em diferentes esquemas de horários de aulas. O estudo foi realizado com duas turmas de estudantes de medicina da UFRN, uma assistia aula às 7h (n=47) e a outra assistia aula às 8h (n=41) durante a semana. Na 1ª etapa do estudo todos os voluntários responderam o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (IQSP), a versão em português do questionário de Cronotipo de Horne e Östberg (HO), o questionário a Saúde e o sono e a escala de sonolência de Epworth (ESE). Na segunda etapa, 24 alunos (12 de cada turma) tiveram o ritmo de monitorado por actímetros com 2min de intervalo, por 14 dias, concomitante ao preenchimento do diário do sono, nesse mesmo período, cada voluntário fez o teste de esforço (esteira ergométrica) uma única vez, sempre no período da manhã (entre 9h e 11h).  Os estudantes apresentam um padrão irregular do CSV e essa irregularidade e fortemente influenciada pelos horários de aula, além da contribuição da demanda acadêmica, atividades sociais e fatores endógenos. Os alunos que acordam mais cedo apresentam maios irregularidade no padrão de CSV. Quanto mais cedo o horário de aulas pior a qualidade do sono e maior a freqüência de estudantes com sonolência diurna excessiva. Os horários de aula e o padrão de CVS irregular não mostraram efeito sob o desempenho cardiorrespiratório dos estudantes de medicina, o desempenho no teste parece ser afetado por outros fatores, que podem ser relacionados ao padrão do CSV ou não. Assim, sugere-se que o início tardio das aulas provoca menor irregularidade no padrão do CSV, porém observou-se que essa irregularidade e o horário de aula parece não afetar a desempenho cardiorrespiratório diretamente.

Externo ao Programa - 1640243 - ALEXANDRE HIDEKI OKANO
Presidente - 1216466 - JOHN FONTENELE ARAUJO
Externo à Instituição - MARCO TULIO DE MELLO - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 06/10/2010 14:46