Banca de DEFESA: ALVARO DA COSTA BATISTA GUEDES - (Retificação)

Uma banca de DEFESA foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ALVARO DA COSTA BATISTA GUEDES

DATA: 20/08/2010

LOCAL: Anfiteatro das Aves

AUSÊNCIA DO PAI AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO ONTOGENÉTICO E INDICADORES DE DESCONTO DE FUTURO: UMA CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA EVOLUCIONISTA

ÁREA: Psicologia

Conceito oriundo das ciências econômicas, mais exatamente do ramo da economia comportamental, o tema do desconto de futuro vem despertando cada vez mais o interesse dos psicólogos de orientação experimental. Dentre eles, o novo paradigma da Psicologia Evolucionista (P.E.) vem tentando compreender como os seres humanos tomam suas decisões ao longo do tempo levando em conta as mais diversas variáveis, tendo sempre em mente que tal processo cognitivo é tributário de um complexo processo de seleção natural ocorrido nos milhões de anos que se passaram. Um dos principais temas discutidos por este novo paradigma é a questão do investimento parental, ou seja, o cuidado fornecido pelos pais a uma prole às custas do investimento em outra. O presente trabalho buscou integrar esses dois temas, tentando compreender como algumas variáveis modulam o processo de tomada de decisões de uma amostra do município de Natal, Estado do Rio Grande do Norte. Investigou-se a hipótese de que a presença de ambos os pais, ao longo de desenvolvimento individual, poderia sinalizar um ambiente mais favorável, fornecendo ao sujeito pistas de que ele pode assumir uma posição competitiva no mercado sócio-biológico. Suas decisões, portanto, poderiam ser pautadas pelo investimento de longo prazo com vistas à obtenção de recompensas mais robustas. Ao contrário, aquele que em algum momento sofreu a ausência de um dos pais poderia se desenvolver de modo não tão competitivo, passando a escolher benefícios imediatos, porém menores, uma vez que o futuro lhe seria menos previsível devido às suas piores condições de desenvolvimento. Neste estudo participaram 152 sujeitos oriundos de três Instituições de Ensino Superior, sendo uma pública e duas privadas. Pelos resultados encontrados não houve diferença entre filhos de pais unidos e filhos de pais separados ou falecidos no que concerne às taxas de desconto. Os níveis de desesperança também não influenciaram as taxas de desconto dos filhos de pais separados nem dos filhos de pais falecidos, quando comparados aos filhos de pais unidos. Não ter um dos pais por motivo de separação fez com que o filho tendesse a apresentar escores mais baixos no domínio das relações sociais do WHOQOL – Bref  e quando o pai estava ausente por motivo de falecimento os escores foram mais baixos no domínio de meio ambiente. Os resultados indicam que perder um dos pais ao longo do desenvolvimento influencia a percepção de qualidade de vida do sujeito, mas o método de mensuração de taxa de desconto de futuro por meio de escolhas financeiras não é sensível a essa variação.

Presidente - 1350337 - FIVIA DE ARAUJO LOPES CAVALCANTI
Interno - 026.781.599-90 - WALLISEN TADASHI HATTORI