O EFEITO DO HÁBITO DE LEITURA NA PERCEPÇÃO SOCIAL: PRESTÍGIO, ATRAÇÃO E PERSONALIDADE
hábito de leitura, status social, personalidade, motivos fundamentais, autopercepção, percepção
Esse estudo tem como objetivo investigar a influência do hábito de leitura na percepção e autopercepção do status social, valor de acasalamento e personalidade do indivíduo. Para isso, serão realizadas duas etapas. Na primeira, participantes acima de 18 anos de idade irão avaliar sujeitos estímulos leitores e não leitores a respeito do seu status social, valor de acasalamento e personalidade. Na segunda, participantes que se caracterizem como leitores e acima de 18 anos irão fazer uma autoavaliação a respeito do seu status social, valor de acasalamento, personalidade, motivos sociais fundamentais e hábito de leitura. Os participantes responderão questionários de maneira anônima que serão aplicados de forma online. Este estudo busca responder à pergunta: “Quais os efeitos do hábito de leitura sobre o status social e outros atributos do indivíduo?” Po meio desse estudo, esperamos, ampliar a compreensão da relação entre hábitos culturais e a autopercepção de características individuais. Essa abordagem contribui para o desenvolvimento do conhecimento que temos a respeito dos fatores que influenciam nosso comportamento em contexto social.