Banca de DEFESA: ANA GABRIELA AMARAL DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA GABRIELA AMARAL DOS SANTOS
DATA : 26/07/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Prédio Psicobiologia - Salas de aula
TÍTULO:

CONSUMO CONSPÍCUO: EXIBIÇÃO DE CARROS DE LUXO NO CONTEXTO DE ACASALAMENTO PERCEPÇÃO DA ATRATIVIDADE E ATITUDE SOCIOSSEXUAL E SOCIOSSEXUALIDADE DE USUÁRIOS DE TRANSPORTE PÚBLICO OU
PRIVADO



PALAVRAS-CHAVES:

Consumo Conspícuo; Estratégia de Acasalamento; Atratividade; Sociossexualidade.


PÁGINAS: 113
RESUMO:

Os produtos de luxo podem ser definidos como sinais exibidos para agradar aos
observadores, e em segundo plano assumem suas funções materiais e, portanto, são
denominados produtos de consumo conspícuo. Os donos de automóveis relatam diversos
argumentos para justificar sua decisão de consumo. A relevância do uso dos automóveis
como modelo para investigar o efeito de produtos luxuosos na percepção da atratividade
e sociossexualidade dá-se pelo fato de que eles se atendem aos requisitos necessários para
funcionar como um sinal conspícuo e ser um modelo amplamente descrito na literatura.
A partir disto, esse estudo foi elaborado com o objetivo principal de investigar se o
consumo de veículos afeta a percepção da atratividade e atitude sociossexual de terceiros,
bem como a sociossexualidade dos indivíduos que utilizam meio de transporte público
ou privado. Para isso, um total de 278 sujeitos brasileiros participaram desse estudo. Cada
participante respondeu um questionário no qual eles avaliaram seis sujeito estímulo (SS)
do gênero oposto, cada perfil consistia em uma foto e uma descrição. Eles avaliaram a
atratividade de cada SS para (a) uma conversa informal, (b) uma relação de curto prazo,
e (c) relação de longo prazo e descreveram a atitude do SS de acordo com o Inventário de
Orientação Sociossexual revisado (SOI-R). Para as análises estatísticas foram aplicados
testes General Linear Models (GLM) e Post Hoc de Bonferroni. Para conversa informal,
os SS que não possuem carro foram mais atraentes, do os que possuem automóvel popular
ou de luxo. Para relacionamento de curto prazo houve efeito de interação entre meio de
transporte dos participantes e o tratamento. Para os participantes com transporte privado,
os SS que apresentavam automóveis de luxo eram mais atraentes, do que para os
participantes que se deslocam por meio de transporte público. Para relacionamento de
longo prazo, o efeito encontrado foi semelhante. Já nos SS que não possuem automóvel
ou que possuem automóvel popular, para encontro casual e casamento não foram

observadas diferenças. Nestes dois tipos de relacionamento houve diferença entre homens
e mulheres, contudo os homens eram mais sensíveis a esse estímulo quando comparados
às mulheres. Os sujeitos que possuem carro de luxo tiveram maior sociossexualidade,
comparado aos que possuem carro popular ou aos não possuem carro. Não houve
diferenças entre a sociossexualidade de quem não tinha automóvel e quem possui
automóvel popular. Na análise dos níveis de sociossexualidade dos participantes, houve
interação entre o sexo dos participantes e o meio de transporte na sociossexualidade. Os
homens que se deslocam de forma privada apresentaram maior escore de
sociossexualidade do que os que se deslocam por transporte público; entre as mulheres
não foi observada diferença. Esse estudo representa um avanço nas pesquisas de
psicologia evolucionista que buscam entender melhor o comportamento, a comunicação,
as preferencias e motivações humanas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2316116 - FELIPE NALON CASTRO
Interna - 1350337 - FIVIA DE ARAUJO LOPES
Externa à Instituição - ANTHONIETA LOOMAN MAFRA - USP
Notícia cadastrada em: 10/07/2022 13:58
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