Banca de DEFESA: JOÃO LUCAS GARCIA DA SILVA

DISCENTE : JOÃO LUCAS GARCIA DA SILVA
DATA : 26/04/2022
LOCAL: Prédio Psicobiologia - Salas de aula

DIGA-ME O QUE CONSOMES E DIREI COMO TU ÉS. PRODUTOS CULTURAIS COMO INDICATIVO DE ATRATIVIDADE, STATUS E DOMINÂNCIA SOCIAL

Automóveis; Autopercepção; Conspícuo; Consumo; Estratégias; Exclusividade; Luxo; Motivações; Percepção; Premium.

O consumismo tende a impulsionar o indivíduo a adquirir produtos que, por vezes, não são necessários para sobrevivência. Adquirir produtos ou serviços premium parece, a curto prazo, trazer benefícios para o bem-estar físico, emocional e social, porém, a longo prazo, os indivíduos podem se adaptar à satisfação que estas ofertas proporcionam e entrar em um ciclo de consumo que não tem fim. Para verificar o que leva os indivíduos a fazer uso de produtos de luxo e o impacto do consumo no valor de acasalamento, nível de dominância social e status social, foram realizados dois estudos. O primeiro estudo teve como objetivo avaliar se a percepção do valor de acasalamento e a dominância social se modificam mediante às escolhas de consumo realizadas por indivíduos fictícios. Para isso, 171 participantes brasileiros (93 mulheres) avaliaram o valor de acasalamento e nível de dominância social de sujeitos-estímulo do sexo oposto que realizaram a compra de produtos populares ou de luxo. No segundo estudo, foi verificado se o consumo de automóveis premium influencia na autopercepção do valor de acasalamento, status social e do nível de dominância social. Para isso, 409 participantes com diferentes perfis de consumo (os que não possuem automóvel, que possuem automóvel não-premium e que possuem automóvel premium) pontuaram seu valor de acasalamento, orientação à dominância social e status social subjetivo. Todos os participantes responderam questionários anônimos e individuais que foram aplicados por meio de plataforma online Google Forms. Os resultados indicam que os sujeitos fictícios que possuiam automóveis de luxo foram consideradas mais atraentes e dominantes na avaliação de terceiros. Já os participantes que possuem automóvel premium apresentam maiores níveis de valor de acasalamento e dominância social, eles também percebem esses produtos como mais exclusivos. De forma geral, os resultados sugerem que o consumo premium/luxo pode influenciar a percepção que as pessoas apresentam de quem possui estes tipos de produtos, bem como na autoavaliação do valor de acasalamento, dominância social e status social de quem possui, de fato, estes produtos. A avaliação do consumo e seus efeitos na percepção e autopercepção dos indivíduos nos permite testar hipóteses e contribuir para a elaboração de modelos atuais de tomada de decisão do consumidor, além de informar os consumidores a respeito das consequências diretas e indiretas de suas escolhas no ambiente social.

Presidente - 2316116 - FELIPE NALON CASTRO
Interna - 1350337 - FIVIA DE ARAUJO LOPES