Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ PÉRICLES MAGALHÃES VASCONCELOS FILHO

DISCENTE : JOSÉ PÉRICLES MAGALHÃES VASCONCELOS FILHO
DATA : 29/03/2022
LOCAL: Sala da Pós-graduação

PERCEPÇÃO DA PRESSÃO ACADÊMICA, PADRÕES DE SONO E DESFECHOS EM SAÚDE MENTAL EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

escola; demanda acadêmica; hábitos de sono; estresse; ansiedade; depressão.

O ambiente acadêmico do ensino médio é propício a funcionar como desencadeador de estresse nos estudantes, se tornando mais evidente quanto maior for o currículo escolar ou a expectativa dos pais. A adolescência é marcada por modificações fisiológicas no ciclo sono-vigília, em que os indivíduos passam a dormir e acordar mais tarde. Em contraste, as escolas geralmente iniciam as aulas pela manhã muito cedo, gerando sonolência diurna, dificuldades de concentração e pior processamento cognitivo. Neste contexto, o sofrimento psíquico vem aumentando em diversos países e pode causar impacto importante no desenvolvimento dos jovens. Portanto, este estudo tem como objetivo analisar a relação entre a percepção do estresse acadêmico, padrões de sono e desfechos em saúde mental em adolescentes do ensino médio do turno matutino em escolas particulares. A amostra terá 400 participantes de ambos os sexos matriculados no turno matutino no primeiro, segundo e terceiro anos do ensino médio de escolas privadas de Juazeiro do Norte/CE. Os participantes responderão os seguintes questionários online: “A Saúde e o Sono”, Escala de Percepções de Estresse Acadêmico, Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh, Questionário de Cronotipo de Munique, Escala de Sonolência Diurna Pediátrica e Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse para Adolescentes. Os dados serão analisados por meio de Análise Descritiva, Análise de Variância (ANOVA) e Modelos Lineares Generalizados (GLM). Espera-se que quanto maior a percepção da pressão acadêmica, piores serão os hábitos e qualidade de sono, e maiores serão os níveis de sonolência diurna, estresse, ansiedade e depressão em adolescentes.

Presidente - 1199136 - CAROLINA VIRGINIA MACEDO DE AZEVEDO
Interno - 1216466 - JOHN FONTENELE ARAUJO