Banca de DEFESA: JAMILE LIMA CARVALHO

LOCAL: https://meet.google.com/drt-aqsi-gaj

PERCEPÇÃO DOS PELOS CORPORAIS FEMININOS: UMA ANÁLISE EVOLUCIONISTA

Atratividade, Depilação, Escolha de parceiros, Personalidade, Sociossexualidade

Práticas de depilação, remoção ou redução de pelos corporais estão presentes em nossa história desde os tempos da Idade Antiga, em diversas culturas humanas, dentro e fora de sociedades ocidentais industrializadas. Apesar de serem comportamentos realizados por homens e mulheres, a redução e a remoção dos pelos ainda é, em termos de frequência, mais praticada por mulheres e significada diferentemente entre os sexos, seja dentro dos constructos de gênero, seja em contextos sociais e sexuais. Neste sentido, hipóteses evolucionistas têm sido lançadas no intuito de compreender o papel da retirada dos pelos corporais, bem como da diferença intersexual: o que faz que com o ideal ‘sem pelos’ seja uma norma de atratividade especialmente feminina e o que, em termos adaptativos, preferência e exibição de um corpo sem pelos poderia significar dentro da seleção sexual em humanos. O objetivo deste trabalho foi investigar a percepção de características individuais de mulheres nas condições com e sem pelos corporais e as possíveis implicações dentro de um contexto de atratividade e escolha de parceiros. Foram usadas fotos de modelos femininas com e sem pelos nas pernas e axilas e, através de questionários online, os participantes forneceram suas primeiras impressões sobre a idade, traços de personalidade (Big 5) e sociossexualidade das mulheres observadas. Como resultado, verificamos que, homens e mulheres consideraram as modelos com pelos como sendo mais extrovertidas e com maior abertura do que as modelos sem pelos. Apenas participantes do sexo feminino perceberam as modelos com pelos como sendo mais estáveis emocionalmente. Apenas participantes do sexo masculino perceberam as modelos sem pelos como mais amáveis e as modelos com pelos como sendo mais irrestritas sociossexualmente. Não foi encontrada diferença para idade e conscienciosidade entre os grupos com e sem pelos para ambos os sexos. O presente trabalho visou ampliar o conhecimento científico a respeito do tema, bem como aprofundar a discussão de assuntos com elevado interesse social. Espera-se que os resultados desse estudo possam trazer ainda importantes contribuições para o debate feminista e provocar reflexões acerca da construção de gênero e normas de atratividade.

Presidente - 2316116 - FELIPE NALON CASTRO
Interna - 1350337 - FIVIA DE ARAUJO LOPES
Externa à Instituição - JAROSLAVA VARELLA VALENTOVA - USP
Notícia cadastrada em: 20/07/2021 11:01