Banca de QUALIFICAÇÃO: HECTOR DAVID QUINONES VARGAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HECTOR DAVID QUINONES VARGAS
DATA : 15/03/2021
HORA: 11:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:
Efeitos no comportamento do peixe paulistinha (Danio reiro) frente à exposição a compostos ativos da ayahuasca em modelos de depressão, ansiedade e memória.

PALAVRAS-CHAVES:
Ayahuasca, N,N-Dimetiltriptamina, Harmina, Zebrafish, Depressão, Ansiedade, Memória.

PÁGINAS: 29
RESUMO:

Os transtornos depressivos e de ansiedade são as doenças mentais mais prevalentes que afetam mais de 500 milhões de pessoas no mundo. Para explicar a fisiopatologia desses distúrbios, várias hipóteses têm sido propostas, sendo as mais relevantes delas as teorias monoaminérgica e da desregulação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA), sendo não exclusivas uma da outra. Apesar do progresso substancial no desenvolvimento de novos medicamentos para tratar a ansiedade e a depressão, os tratamentos atuais têm eficácia limitada. Os antidepressivos atuais podem levar várias semanas para atingir os efeitos terapêuticos desejados e cerca de um terço dos pacientes não respondem. Portanto, um enorme esforço tem sido dedicado à busca de alternativas de tratamento farmacológico. Uma classe de drogas, conhecida como psicodélicos, que agem principalmente como agonistas serotonérgicos, demonstraram ser uma alternativa de tratamento promissora para ambas as condições e para os déficits cognitivos exibidos por pacientes depressivos críticos. Um destes psicodélicos, conhecido como Ayahuasca, que é feito a partir da infusão combinada do caule de Banisteriopsis caapi rico em inibidores da monoamina oxidase (MAOi), como Harmina e outras Beta-carbolinas, e folhas de Psychotria viridis, ricas em N, N-dimetiltriptamina (DMT ), tem se destacado particularmente como um novo tratamento para transtornos de depressão e ansiedade. Para os fins deste estudo, iremos avaliar os efeitos de doses crescentes dos principais compostos ativos encontrados na Ayahuasca em perfis comportamentais associados a modelos de zebrafish(Danio rerio) de depressão e ansiedade e déficits cognitivos de memória. Os zebrafish adultos serão expostos a 3 concentrações diferentes de: DMT, harmina e ambos alcalóides combinados. Para determinar os efeitos terapêuticos dos alcalóides na memória, depressão e ansiedade, os parâmetros comportamentais do zebrafish serão avaliados com as seguintes tarefas: Aversão Condicionada a Lugar (CPA), Estresse Crônico Imprevisível e Teste de Mergulho em Tanque Novo. As variáveis comportamentais analisadas para este estudo serão velocidade média de natação, velocidade máxima, distância total percorrida, freezing, permanência no fundo do tanque, latência para cruzar e tempo gasto em cada lado do tanque de CPA. Prevemos que o tratamento crônico e agudo com os principais compostos ativos da ayahuasca (administrados independentemente ou em conjunto) exerça um papel terapêutico em tarefas que modelam ansiedade, déficits cognitivos (memória aversiva) e comportamentos do tipo deprimido. Também esperamos que a exposição crônica com DMT e harmina combinados exerçam efeitos terapêuticos mais robustos nas tarefas do que os dois compostos isolados e administrações agudas (tanto isolados como combinados).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1696755 - BRUNO LOBAO SOARES
Interno - 1216466 - JOHN FONTENELE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 11/03/2021 04:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao