Banca de QUALIFICAÇÃO: BÁRBARA FLORIPES DO NASCIMENTO

DISCENTE : BÁRBARA FLORIPES DO NASCIMENTO
DATA : 02/03/2020
LOCAL: Sala Sagui

GG! Os jogos online podem me oferecer algum buff? Fatores individuais e escolhas de jogos online

Jogos online; personalidade; motivações; cyberbullying; uso problemático.

Os jogos online são cada vez mais atrativos por proporcionar não só uma perfeita simulação do mundo real, como ainda a possibilidade de exploração de novos mundos, viagens para outros países, novos vínculos sociais e atividades que não poderiam ser executadas no mundo real. Tudo isso com a garantia de segurança e sem sair do conforto da sua casa. Porém, assim como no mundo real, no mundo virtual é perceptível a utilização de formas de intimidação de outros indivíduos, o que geralmente acontece como cyberbullying. Diferente do bullying, o cyber tem uma grande velocidade de propagação das informações, maior exposição da vítima, e os arquivos permanecem exibidos por anos, causando grande sofrimento ao alvo do ataque. A literatura tem sugerido que as características individuais e o gênero são um grande fator de influência para a escolha do jogo a ser jogado e a forma como ele é utilizado. Além disso, os traços de personalidade dark estão relacionados à maior susceptibilidade ao vício no jogo. Foram encontradas várias motivações para a busca do jogo, como interesse social, fuga da realidade, competição, enfrentamento, desenvolvimento de habilidades, fantasia e recreação. Portanto, a proposta desse trabalho é analisar como ocorre a escolha do jogo e quais são as motivações de cada personalidade, bem como medir o uso problemático do jogo realizado pelo indivíduo e avaliar quais as motivações que estão mais relacionadas a prática do cyberbullying. Para isso a coleta será realizada com jogadores de ambos os sexos, que tenham interesse em MMORPG, MMOFPS, MMORTS, MOBA e Simuladores, sem limite de faixa etária. Como método, os participantes deverão responder um questionário online a fim de obter informações sobre suas características individuais, seus hábitos e experiências dentro do jogo.

Interno - 811.318.790-15 - FABIANO PERES MENEZES - UFRN
Presidente - 1350337 - FIVIA DE ARAUJO LOPES
Notícia cadastrada em: 17/02/2020 11:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao