Banca de QUALIFICAÇÃO: JAMILE LIMA CARVALHO

DISCENTE : JAMILE LIMA CARVALHO
DATA : 04/03/2020
LOCAL: Sala Sagui

Avaliação implícita e explícita da percepção dos pelos femininos: uma análise evolucionista

Pelos corporais, Depilação, Escolha de parceiros, Evolucionismo, Associação implícita.

Depilação é uma prática voltada à remoção total ou parcial de pelos corporais e está presente em nossa história desde os tempos da Idade Antiga e em diversas culturas humanas. Apesar de ser um comportamento realizado por ambos os sexos, a redução ou remoção dos pelos corporais, bem como a manutenção destes, é significada diferentemente para mulheres e homens, seja dentro da construção dos gêneros, seja em contextos sociais ou sexuais. Neste sentido, hipóteses evolucionistas têm sido lançadas no intuito de compreender o papel da redução dos pelos corporais: o que faz que com o ideal ‘sem pelos’ seja uma norma de atratividade especialmente para as fêmeas humanas e o que, evolutivamente, a preferência dos machos poderia trazer de vantagens para estes em um contexto de escolha de parceiros. O presente trabalho pretende investigar em termos de mecanismos mentais, o quão a norma de depilação para mulheres está arraigada na psicologia dos sexos, que será mensurado através do teste de associação implícita comparado com o teste explícito e medidas realizadas pelo Eye Tracking. Esse estudo também visa explorar variáveis associadas a percepção do pelos, como sociossexualidade, status de relacionamento e orientação sexual, bem como analisar a inferências sobre a personalidade, a idade, orientação sexual e atratividade de mulheres com e sem pelos. O uso de avaliações implícitas pode fornecer respostas mais genuínas dos participantes, contribuindo de forma relevante na investigação a respeito do valor adaptativo de determinados julgamentos e percepções. Os resultados também podem contribuir no debate acerca da construção do gênero.

Interno - 1476621 - DANIEL MARQUES DE ALMEIDA PESSOA
Presidente - 2316116 - FELIPE NALON CASTRO
Notícia cadastrada em: 17/02/2020 11:06
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao