Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA MAYARA CRISPIM DIOGO

DISCENTE : FERNANDA MAYARA CRISPIM DIOGO
DATA : 02/03/2020
LOCAL: Sala Sagui

RELAÇÃO ENTRE HÁBITOS E QUALIDADE DE SONO, PROCESSOS COGNITIVOS E NÍVEIS DE GORDURA CORPORAL E VISCERAL EM PÓS-GRADUANDOS

Pós-graduandos; processos cognitivos; ciclo sono-vigília; gordura corporal; gordura visceral.

O sono insuficiente e irregular é um problema comum para a sociedade moderna, seja devido a distúrbios do sono, estresse e/ou a demandas acadêmicas e sociais. Esse quadro pode prejudicar a realização de atividades diárias e gerar problemas de saúde. Os alunos de pós-graduação são prováveis candidatos à privação e irregularidade de sono por estarem sujeitos a situações estressantes e a alta demanda acadêmica. Estudos têm apontado que maus hábitos de sono levam a privação e baixa qualidade de sono, além de irregularidade nos horários de sono, que pode levar a dessincronização circadiana, ocasionando aumento da sonolência diurna. Além de prejudicar processos cognitivos básicos, tais como atenção, memória operacional, controle inibitório e flexibilidade cognitiva, essas alterações são fatores de risco para obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Este trabalho tem como objetivo caracterizar os hábitos e qualidade sono de alunos da pós-graduação, relacionando-os a processos cognitivos e aos níveis de gordura corporal e visceral. Participarão do estudo 68 alunos de programas de pós-graduação da área de biociências de uma universidade pública federal. Os participantes preencherão questionários sobre hábitos de sono, cronotipo, qualidade de sono, sonolência diurna e realizarão tarefas para avaliação dos processos cognitivos, além de medidas de índices corporais para avaliação dos níveis de gordura corporal e visceral. Também serão acompanhados por 10 dias para avaliar os parâmetros do sono através de actimetria e diários do sono.

Interno - 1696755 - BRUNO LOBAO SOARES
Presidente - 1199136 - CAROLINA VIRGINIA MACEDO DE AZEVEDO