Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA DA FONSECA FREITAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA DA FONSECA FREITAS
DATA : 08/10/2019
LOCAL: Laboratório de Evolução do Comportamento Humano - LECH

EFEITO DO BOCHECHO E DA INGESTÃO DE SOLUÇÃO DOCE SOBRE A ANSIEDADE EM UNIVERSITÁRIAS.

Ansiedade, ciclo menstrual, comportamento alimentar.

O consumo de carboidratos está associado não só com o alívio da fome, mas também com a atenuação de estados de humor disfóricos, como a ansiedade. Em mulheres, no período denominado pré-menstrual, quando há aumento do hormônio esteroide progesterona, é relatado um aumento na ansiedade, bem como no desejo por alimentos doces. Assim, vem sendo sugerido que o aumento na preferência pelo sabor doce, durante o período pré-menstrual, pode ser uma estratégia ou uma tentativa de lidar melhor com a ansiedade. No entanto, ainda não estão completamente elucidados e/ou comprovados os mecanismos pelos quais a ingestão de carboidratos causaria o alívio da ansiedade relativa ao período pré-menstrual, nem se este alívio de fato ocorre. Nessa perspectiva, embora já existam estudos que comprovem que a ingestão de alimentos fontes de carboidratos tem influência nos estados emocionais, inexistem estudos investigando se o bochecho com solução de carboidrato causa o mesmo efeito e se a resposta provocada pela ingestão de alimentos fontes de carboidratos é devido à percepção do sabor doce ou pela composição do carboidrato ingerido. Em virtude deste cenário, o objetivo principal desta pesquisa é investigar o efeito do bochecho e da ingestão de solução de carboidrato sobre a ansiedade de universitárias no período pré-menstrual. Além deste objetivo principal (estudo empírico III), outros três estudos estão sendo desenvolvidos: uma revisão sistemática da literatura sobre “Intervenções dietéticas na ansiedade”; o estudo empírico I, que se propõe investigar se existe diferença no comportamento de craving alimentar em relação a grupos de alimentos específicos e na ansiedade traço entre universitárias que usam e não usam anticoncepcional; e o estudo empírico II, que irá avaliar se existe diferença no comportamento de craving alimentar em relação a grupos de alimentos específicos e nos três domínios do comportamento alimentar (alimentação emocional, descontrole alimentar e restrição cognitiva) entre universitárias que possuem e não possuem tensão pré-menstrual.

Externa ao Programa - 3138941 - DIANA QUITÉRIA CABRAL FERREIRA
Presidente - 1350337 - FIVIA DE ARAUJO LOPES