Banca de QUALIFICAÇÃO: SABINNE DANIELLE GALINA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SABINNE DANIELLE GALINA
DATA : 01/10/2019
LOCAL: Sala Sagui

RELAÇÃO ENTRE EXPOSIÇÃO À LUZ PELA MANHÃ, CICLO SONO-VIGÍLIA E ATENÇÃO EM ADOLESCENTES DE DIFERENTES CIDADES DO RN

padrão temporal de sono; qualidade de sono; intensidade luminosa; horários escolares; cognição

Em adolescentes, o atraso das fases do sono e da vigília está associado à redução na duração do sono, ocasionando aumento na sonolência diurna e baixo desempenho acadêmico, que pode estar relacionado à redução na atenção. A atenção é um processo cognitivo, cujos componentes apresentam variação circadiana, e assim como o ciclo sono-vigília (CSV) pode ser modulado pelo ciclo de luz-escuro, que sofre influência da latitude e longitude. Portanto, este estudo objetivou caracterizar as relações entre a intensidade e duração de exposição à luz durante a manhã e o CVS, qualidade de sono, sonolência diurna e atenção em adolescentes do turno matutino de escolas das cidades de Santa Cruz, Caicó e Natal/RN. Da amostra prevista inicialmente de 120 participantes, já foram coletados dados de 122 adolescentes nas cidades de Santa Cruz (SC) e Natal (Nt). Os participantes são de ambos os sexos, matriculados no turno matutino no 1º e 2º anos do ensino médio. Os estudantes responderam: Escala de Matutinidade e Vespertinidade para adolescentes, “A Saúde e o Sono”, Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh e Escala Pediátrica de Sonolência diurna. Além disso, preencheram um Diário de Sono e a Escala de Sonolência de Maldonado, concomitantemente ao uso de actímetro por 10 dias, para avaliação diária CSV e exposição à luz ao longo do dia. A atenção foi avaliada pela Tarefa de Execução contínua (TEC), entre 7:30h e 9:30h em horário de aula. Observou-se que, de forma geral, os adolescentes dormem e levantam mais cedo e passam menos tempo na cama e são mais sonolentos em dias escolares; apresentam qualidade de sono ruim e. Os estudantes de Nt apresenta maior exposição à luz em sala de aula e melhor desempenho atencional. Ainda assim, é necessário a continuidade da coleta de dados, bem como a análise de todos os dados coletados até o momento, e dos que ainda serão coletados para que qualquer afirmação possa ser feita.

Presidente - 1199136 - CAROLINA VIRGINIA MACEDO DE AZEVEDO
Interna - 1665448 - KATIE MORAES DE ALMONDES