Banca de DEFESA: GIOVANNA WANDERLEY PETRUCCI TOSCANO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GIOVANNA WANDERLEY PETRUCCI TOSCANO
DATA : 06/05/2019
HORA: 11:00
LOCAL: Sala Sagui
TÍTULO:

Bullying escolar: Compreensão evolucionista e intervenção cognitivo-comportamental


PALAVRAS-CHAVES:

bullying; escola; intervenção cognitivo-comportamental; Psicologia Evolucionista


PÁGINAS: 231
RESUMO:

O bullying vem sendo bastante investigado, porém os resultados dos programas antibullying ainda são insatisfatórios. Estudos na perspectiva evolucionista e diferentes programas de intervenção vêm sendo desenvolvidos com a finalidade de ampliar esses resultados. O presente trabalho se propôs a investigar possíveis contribuições da Psicologia Evolucionista para a compreensão do bullying escolar assim como desenvolver um programa de intervenção cognitivo-comportamental para o seu enfrentamento entre adolescentes. Foram realizados cinco estudos. O primeiro foi uma revisão sistemática da literatura sobre o bullying na Psicologia Evolucionista, em que foram identificados nove estudos empíricos revisados por pares nas bases de dados: PsycINFO, PUBMED, Google Scholar, Index Psi, SciELO, LILACS e PePSIC. O segundo estudo realizou procedimentos de adaptação e de validação do Bullying Participant Behaviors Questionnaire com uma amostra de 478 adolescentes brasileiros. O terceiro estudo comparou indicadores de saúde mental e de percepção do clima escolar entre 240 adolescentes, categorizados em diferentes papéis no bullying. O quarto estudo avaliou a influência de terceiros em diferentes condições sobre a frequência de cooperação para com uma possível vítima de bullying, utilizando uma versão adaptada do dilema do prisioneiro com 274 estudantes. O quinto estudo apresentou o desenvolvimento, a aplicação e a avaliação de uma intervenção cognitivo-comportamental universal para redução do bullying escolar em 58 participantes, utilizando uma compreensão evolucionista do fenômeno. Os resultados mostraram que a Psicologia Evolucionista pode ampliar a compreensão do bullying escolar, fornecendo informações articuláveis com o modelo de intervenção cognitivo-comportamental, favorecendo o desenvolvimento de programas antibullying promissores.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1350337 - FIVIA DE ARAUJO LOPES
Externa ao Programa - 1321136 - IZABEL AUGUSTA HAZIN PIRES
Presidente - 990.796.828-53 - MARIA EMILIA YAMAMOTO - UFRN
Externa à Instituição - Melyssa Kellyane Cavalcanti Galdino - UFPB
Externo à Instituição - SILVIA HELENA KOLLER - UFRGS
Notícia cadastrada em: 08/04/2019 16:47
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