Banca de DEFESA: MARIA GABRIELA NOBRE MEDEIROS E SILVA

DISCENTE : MARIA GABRIELA NOBRE MEDEIROS E SILVA
DATA : 27/03/2019
LOCAL: Sala Darwin

Aspectos psicológicos na infertilidade masculina e sua relação com os parâmetros seminais

infertilidade masculina, qualidade seminal, aspectos psicológicos, ajustamento à fertilidade, autopercepção e valor de mercado.

A infertilidade conjugal é uma doença do sistema reprodutor que ocorre em casais que buscam ter filhos há pelo menos doze meses sem nenhuma forma de contracepção e sem sucesso. A infertilidade masculina pode está relacionada a redução da qualidade do sêmen e foi atribuída a inúmeros fatores, sejam eles fisiológicos ou até mesmo psicológicos. Esta pesquisa buscou avaliar a relação entre os parâmetros de qualidade seminal e aspectos psicológicos como ajustamento à fertilidade, satisfação no relacionamento, autoestima e as dimensões da autopercepção de valor como parceiro romântico, em homens que buscaram o tratamento para infertilidade no centro de reprodução assistida da maternidade escola Januário Cicco no Rio Grande do Norte. O total de 135 pacientes homens preencheram os questionários da pesquisa e coletaram amostras seminais na instituição. Foi realizada a correlação entres os valores do espermograma e as escalas psicométricas para testar três hipóteses: se relação entre a qualidade seminal e os aspectos psicológicos; se diferenças entre homens que já tem filho(s) e homens que não tem; se diferenças entre homens que sabem ter um fator masculino como causa da infertilidade e homens que não sabem? Encontrou-se correlação entre o volume seminal e a dimensão da sociabilidade e também entre a motilidade espermática progressiva com dimensão da aparência. Homens que tem filhos pontuaram mais na dimensão de relacionamento. Homens que não tem um diagnóstico de fator masculino da infertilidade apresentaram uma maior pontuação nas dimensões de visão do sexo oposto e de relacionamento. Concluímos que há relação entre os resultados obtidos nas analises seminais e a realidade psicológica experimentada pelo homem infértil, mais evidente para o homem que tem diagnóstico de um fator masculino. Entendemos que nem a causa da infertilidade ou o fato do homem de já ter ou não filhos mostrou-se relevante quanto à seu ajustamento à fertilidade, sua autoestima e sua satisfação no relacionamento. O maior impacto do enfrentamento da doença é nas dimensões da autopercepção como parceiro romântico, de como o homem se enxerga e se sente em relação ao sexo oposto.

Externo à Instituição - DIEGO MACEDO GONCALVES
Presidente - 2316116 - FELIPE NALON CASTRO