Banca de DEFESA: EMANUELLE SILVA PEREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EMANUELLE SILVA PEREIRA
DATA : 26/03/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Darwin
TÍTULO:

Relação entre o nível de conhecimento sobre o sono e os hábitos e qualidade de sono, e os componentes de atenção em universitários


PALAVRAS-CHAVES:

Ciclo sono e vigília, adolescentes, conhecimento sobre o sono, hábitos de sono, qualidade de sono, componentes da atenção.


PÁGINAS: 77
RESUMO:

O atraso de fase do sono, caracterizado por horários mais tardios de dormir e acordar, visto na adolescência pode persistir após o ingresso dos jovens na universidade. Neste contexto, muitos estudantes fazem uso de estimulantes para minimizar os efeitos da sonolência diurna gerada pela privação parcial crônica de sono na semana letiva. Esse comportamento pode modificar os hábitos e qualidade de sono e assim, ocasionar prejuízo na atenção daqueles do turno matutino. Sabendo que a atenção é um processo básico capaz de interferir nos processos cognitivos e que o conhecimento atua na tomada de decisões, investigamos a relação entre o nível de conhecimento sobre o sono e os hábitos e a qualidade de sono, e os componentes da atenção de jovens de uma universidade pública do RN. Os 35 participantes (19,8 1,9 anos - 27 mulheres e 8 homens) responderam aos questionários: A Saúde e o Sono, Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh, Escala de Sonolência de Epworth, Questionário de Matutinidade-Vespertinidade de Horne & Östberg; preencheram o Diário de Sono e usaram um actímetro por 10 dias, e realizaram uma Tarefa de Execução Contínua. No geral, o G2 relatou melhores hábitos do sono quando comparado ao G1, tais como: menor uso do celular e maior frequência de despertar espontâneo nos dias de aula; menor consumo de cafeína antes de dormir e menor irregularidade no tempo total de sono. Independente do grupo, alguns hábitos de sono diferiram entre os dias de aula e os dias livres. Os horários de deitar, dormir, acordar e levantar ocorreram mais cedo nos dias de aula (Anova, p<0,05), o tempo total na cama e de sono foram menores nos dias de aula (Anova, p<0,05), porém o número de despertares após o início do sono foi maior nos dias livres (Anova, p<0,05). A qualidade de sono não diferiu em função do conhecimento sobre o sono enquanto os escores de sonolência diurna foram correlacionados negativamente com o número de acertos nas alternativas sobre o sono (r=-0,35, p<0,05). Além disso, a sonolência diurna excessiva foi relatada com maior frequência pelo G1 (X2, p<0,05), que tendeu a ter escores médios superiores de sonolência diurna (Mann-Whitney, p<0,05). Ao despertar, a sonolência diferiu apenas entre os dias de aula e os dias livres (Anova, p<0,05). O desempenho na tarefa que avalia os quatro componentes da atenção diferiu do esperado, visto que não houve relação entre o conhecimento e o desempenho atencional. A maior parte dos indicadores e componentes de atenção não difeririam entre os grupos. Houve apenas uma tendência do G2 em apresentar uma redução no percentual de respostas corretas ao longo da tarefa (Anova, p=0,09), sugerindo uma menor atenção sustentada neste grupo. Portanto, sugere-se que o conhecimento sobre o sono esteja relacionado à prática de melhores hábitos de sono e menor sonolência diurna. Porém, não foram observadas relações entre o conhecimento e a qualidade de sono e o desempenho na tarefa de atenção. Portanto, faz-se necessário ampliar a amostra para esclarecer a relação entre o nível de conhecimento sobre o sono e os hábitos e a qualidade de sono, e os componentes da atenção de universitários. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1199136 - CAROLINA VIRGINIA MACEDO DE AZEVEDO
Externo à Instituição - FERNANDO MAZZILLI LOUZADA - UFPR
Interno - 2998660 - MARIO ANDRE LEOCADIO MIGUEL
Notícia cadastrada em: 15/03/2019 19:25
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