Banca de DEFESA: LETICIA AURORA COELHO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LETICIA AURORA COELHO DA SILVA
DATA : 25/02/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Darwin
TÍTULO:

Comparação da detecção de cetáceos durante atividades de prospecção sísmica por três métodos e a partir de duas plataformas de monitoramento.


PALAVRAS-CHAVES:

Odontocetos; Poluição acústica; Mascaramento acústico


PÁGINAS: 55
RESUMO:

Um dos ruídos antropogênicos mais intensos que ocorre nos oceanos é causado pela utilização de air guns para prospecção sísmica. Os maiores níveis de energia produzidos pela prospecção sísmica se sobrepõem às frequências de som emitidas por Misticetos, e a maioria de suas emissões sonoras estão dentro do alcance auditivo dos Odontocetos. Pesquisas brasileiras deveriam continuar a contribuir com conhecimento cientifico para o aprimoramento das medidas mitigatórias desses efeitos em nosso país. O primeiro passo para mitigar os efeitos da prospecção sísmica nos cetáceos é a detecção destes animais. A detecção de cetáceos envolve o monitoramento da biota marinha, sendo este: a) monitoramento visual; e b) monitoramento acústico passivo (MAP). Foram utilizadas como plataformas independentes e de monitoramento simultâneo, a plataforma tradicional de monitoramento (PTM), o navio sísmico; e a plataforma alternativa de monitoramento (PAM), a embarcação suporte. No presente estudo, tem-se como objetivo geral: a) analisar as detecções acústicas registradas durante atividades de prospecção sísmica, através da comparação entre os métodos de esforço amostral (MEA) pontual e contínuo, e entre a PTM e a PAM; e, b) comparar as detecções visuais registradas, entre a PTM e a PAM. Os objetivos específicos são: a) verificar se há diferença no número total de detecções acústicas por hora, entre o MEA pontual e o MEA contínuo; b) verificar se há diferença no número máximo de detecções  por hora de esforço amostral acústico entre a PTM e a PAM; e, c) verificar se há diferença no número de detecções visuais registradas pela PTM e a PAM. Foi encontrada diferença significativa no número total de detecções acústicas entre os MEA e entre o número máximo de detecções acústicas por hora entre as plataformas, com adição das detecções de um sinal que não foi identificado com certeza como proveniente de cetáceos na análise. Entretanto, sem adicionar o sinal não identificado, a diferença de detecções acústicas entre as plataformas não foi encontrada. Também, não foi encontrado diferença no número de detecções visuais, apesar da diferença de altura de monitoramento entre as plataformas. Este trabalho demonstrou que existe uma grande variação no potencial de detecção de cetáceos entre diferentes métodos e plataformas. Mais pesquisas devem ser realizadas priorizando a padronização e união dos métodos de monitoramento e detecção de cetáceos, para que possamos detecta-los mais eficientemente e identificar melhor os efeitos da prospecção sísmica em cada grupo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDRÉ SILVA BARRETO - UVI
Externo à Instituição - CRISTIANO LEITE PARENTE
Presidente - 1863735 - RENATA SANTORO DE SOUSA LIMA MOBLEY
Notícia cadastrada em: 12/02/2019 16:38
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao