Banca de DEFESA: SABRINA RUIZ BRONZATTO

DISCENTE : SABRINA RUIZ BRONZATTO
DATA : 19/04/2018
LOCAL: PoP-RN da RNP, Centro de Convivência da UFRN

O EFEITO DE UMA INTERVENÇÃO BREVE DE MEDITAÇÃO DA BONDADE AMOROSA (LOVING-KINDNESS MEDITATION) NA TOMADA DE DECISÃO PRÓ-SOCIAL

Comportamento pró-social, socialização, empatia, compaixão, meditação da bondade amorosa, tomada de decisão, regulação emocional

Emoções e habilidades sociais, como a tomada de perspectiva, a empatia e a compaixão são fundamentais para uma espécie altamente social, como a humana. Considera-se que o comportamento pró-social surgiu e manteve-se evolutivamente por ter apresentado um diferencial de sobrevivência e reprodutivo para a espécie. Sugere-se que haja características individuais estáveis que favoreçam os indivíduos a serem mais ou menos responsivos em comportamentos de ajuda aos seus coespecíficos, em especial o traço de personalidade denominado socialização e um dos componentes afetivos da empatia, a consideração empática. Tem sido evidenciado que exercícios ou treinamentos mentais podem influenciar na resposta comportamental em relação à pró-socialidade, e em destaque estão as técnicas meditativas, como a meditação da bondade amorosa (loving-kindness meditation - LKM). Há indícios de que mesmo exercícios breves de LKM podem influenciar na tomada de decisão social por impactarem no controle cognitivo e na regulação de estados emocionais, direcionando o comportamento no sentido de uma maior pró-socialidade. O objetivo principal do presente estudo foi investigar a influência de diferenças individuais, através dos traços socialização e empatia, e do efeito de uma intervenção breve de LKM nas tomadas de decisão pró-sociais de doação unilateral de recursos e de intenção de ajuda em diferentes cenários (viagem e doença), bem como a coerência entre as mesmas. Também foi investigado o efeito da intervenção meditativa no estado emocional dos participantes. A amostra contou com 134 estudantes universitários, divididos em 3 condições experimentais: LKM, controle neutro e controle positivo. Houve correlação entre o traço socialização e as intenções de ajuda nos cenários viagem e doença e uma correlação entre o traço empatia e a intenção de ajuda apenas no cenário de doença. Não houve correlação entre os escores de socialização e empatia nem de seus subcomponentes em relação à tarefa de doação de recursos a terceiros. Não houve diferença entre os grupos experimentais em relação à doação de recursos a terceiros nem em relação às intenções de ajuda. Houve correlação positiva entre as três tarefas pró-sociais investigadas apenas no grupo LKM. Os três grupos experimentais apresentaram diminuição de afetos negativos pós intervenção e houve redução de afetos positivos no grupo controle neutro. Os resultados sugerem que as intervenções meditativas impactam diferentemente nas tomadas de decisão pró-social, sendo que a intervenção breve de LKM promoveu maior coerência na tomada de decisão pró-social, entre a intenção e ajuda e o comportamento efetivo de doação de recursos a terceiros. Considera-se que o protocolo de LKM traduzido e adaptado possa abrir caminho para investigações futuras com a utilização de técnicas de fácil execução e de baixo custo no Brasil. Além disso, sugere-se que o mesmo tenha potencial aplicabilidade como medida coadjuvante para a melhoria do bem-estar subjetivo através da regulação de estados emocionais, principalmente no que diz respeito à redução de afetos negativos, e dos controles cognitivo e afetivo nas tomadas de decisão em interações sociais, potencialmente reduzindo conflitos entre intenção e ação.

Presidente - 1350337 - FIVIA DE ARAUJO LOPES
Externo à Instituição - LUIZ CARLOS SERRAMO LOPEZ - UFPB
Interno - 990.796.828-53 - MARIA EMILIA YAMAMOTO - UFRN
Notícia cadastrada em: 12/04/2018 16:34