Banca de QUALIFICAÇÃO: DIOGO JACKSON DE AQUINO SILVA

DISCENTE : DIOGO JACKSON DE AQUINO SILVA
DATA : 05/03/2018
LOCAL: Sala da PPG em Psicobiologia

Importância da coloração do Minuca rapax: reprodução versus predação

Chama-maré, ultravioleta, escolha de parceiros, camuflagem, trade-off.

Sinais conspícuos podem evoluir para aumentar a eficiência da comunicação, possuindo um custo associado à exposição a predação. No chama-maré Minuca rapax, o quelípodo hipertrofiado dos machos apresenta reflexão de luz ultravioleta que pode ser um sinal conspícuo e honesto utilizado na comunicação intraespecífica desses animais. Porém, esse sinal pode ser também detectado por predadores. Dessa forma, o presente trabalho pretende analisar a influência da coloração dos machos, sobretudo da reflexão ultravioleta, sobre as relações de competição intrasexual, seleção intersexual e predação. Para isso, durante a maré baixa, indivíduos de Minuca rapax serão capturados, numerados e mensurados quanto às suas dimensões e sua coloração. Para os experimentos de comportamento agonístico, sexual e de quelípodos autotomizados, serão realizadas três réplicas. Para cada réplica serão utilizados 20 machos agrupados por tamanho, 10 desses serão classificados como machos de alta qualidade de cor e os outros 10 com baixa qualidade, e todos serão inseridos em um cercado construído no próprio habitat dos animais para a realização de experimentos em semi-cativeiro. Com isso, serão realizados três experimentos em sequência: (i) competição entre os machos, que consistirá em filmar a interação dos machos no cercado; (ii) escolha de parceiros e competição, que consistirá em adicionar fêmeas aos cercados com machos e filmar as interações agonísticas e sexuais; (iii) comparação de cor e tamanho dos quelípodos autotomizados e regenerados. Em outro cercado será realizado o experimento de análise do risco de predação, que consistirá na formação de três grupos de machos, cada um com 20 indivíduos de diferentes intensidades de luz ultravioleta, que serão analisados periodicamente quanto a predação natural. Como resultado dessas interações, é esperado que os animais que reflitam mais luz ultravioleta sejam mais escolhidos pelas fêmeas e sejam melhores competidores em detrimento aos machos que refletem menos UV. Além disso, esperamos que quelípodos regenerados refletirão menos UV quando comparados aos quelípodos originais autotomizados. Em contrapartida, animais com maior reflexão ultravioleta tenderão a ser mais predados quando comparados aos com pouco UV. Portanto, é de se esperar que a luz ultravioleta seja um fator determinante para a seleção sexual desses animais, trazendo um custo eventual associado ao risco de predação.

Interno - 1644341 - ANA CAROLINA LUCHIARI
Presidente - 1476621 - DANIEL MARQUES DE ALMEIDA PESSOA
Notícia cadastrada em: 27/02/2018 15:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao