Banca de QUALIFICAÇÃO: LARA GOMES DE SOUZA SILVEIRA

DISCENTE : LARA GOMES DE SOUZA SILVEIRA
DATA : 06/03/2018
LOCAL: Sala de Aula do PPg em Psicobiologia

Empatia e reconhecimento de emoções em crianças

Infância; Percepção; Desenvolvimento emocional.

As emoções podem se constituir como um fator que proporciona o melhoramento nas interações sociais. Expressar emoções traz uma carga informativa tanto para o indivíduo que as expressa, quanto para o indivíduo que as percebe e isso cria uma relação entre os mesmos, sendo essa a base da interação social. Nove componentes podem ser identificados no processo de reconhecimento de emoções em crianças: reconhecimento, causa externa, desejo, crença, memória, regulação, camuflagem, resposta mista e moral. Esses componentes se apresentam em diferentes faixas etárias e cada um deles possui a sua própria caracterização. Para os seres humanos, a primeira relação emocional estabelecida ocorre entre o bebê e o seu cuidador principal. É nessa primeira relação que há o desenvolvimento do que chamamos de empatia, uma percepção emocional e comportamental diante das emoções do outro. A empatia é uma habilidade social que tem suas raízes intrincadas com vínculos emocionais e a capacidade de se relacionar com o outro. Assim sendo, uma base familiar inclusiva, afetiva e com pais autoritativos acabam por favorecer habilidades empáticas. O objetivo principal deste trabalho será compreender o desenvolvimento da empatia e da percepção de emoções na infância. A coleta de dados será realizada no município de Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. A amostra terá um total de 158 participantes, distribuídos em três grupos etários (grupo 1: 5 e 6 anos, grupo 2: 7 e 8 anos e grupo 3: 9 e 10 anos), entre indivíduos do sexo masculino e feminino, estudantes de uma escola municipal e uma escola particular. A coleta será realizada individualmente a partir da utilização de questionários e um teste empírico. Utilizaremos 2 questionários guiados com as crianças e um questionários será enviado para que os pais respondam em relação aos seus filhos. Para a avaliação da percepção de emoções dos alunos, será feito um teste de percepção de emoções no qual utilizaremos o Eye Tracking como meio de registrar as escolhas dos participantes. Serão apresentadas 3 imagens de indivíduos expressando cada uma das 6 emoções básicas e, a cada imagem, serão dadas 4 opções de emoções para que o participante escolha a emoção correta que foi expressada na imagem. Os resultados serão analisados utilizando testes estatísticos adequados (paramétricos ou não paramétricos) para cada uma das hipóteses levantadas, levando em consideração o tipo de distribuição dos dados.

Presidente - 1350337 - FIVIA DE ARAUJO LOPES
Interno - 2696495 - RENATA GONCALVES FERREIRA