Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO DE MENEZES GOMES

DISCENTE : RODRIGO DE MENEZES GOMES
DATA : 09/03/2018
LOCAL: Sala de Aula do PPg em Psicobiologia

Estratégias sexuais e escolha de parceiros em pessoas transgêneras

Estratégias Sexuais, Escolha de Parceiros, Transgêneros.

Um vasto corpo teórico sobre a diferença intersexual das estratégias sexuais humanas e dos critérios de escolha de parceiros tem sido produzido nas últimas décadas, através da publicação dos resultados de pesquisas empíricas fundamentadas nas múltiplas teorias que têm tentado explicar a evolução dos comportamentos sexuais humanos, como a Teoria das Estratégias Sexuais (Buss & Schmitt, 1993), a Teoria das Estratégias Pluralísticas (Gangestad & Simpson, 2000) e a Teoria do Mercado Biológico (Noë & Hammerstein, 1995). Um grande volume desses estudos tem se concentrado em pesquisas com indivíduos heterossexuais, uma vez que as hipóteses e predições das teorias explicativas das estratégias sexuais têm como foco suas consequências em termos de sucesso reprodutivo. Apesar de muitas pesquisas também terem sido realizadas mais recentemente com amostras de indivíduos homossexuais, o fenômeno da transgeneridade ainda permanece ausente das investigações acerca das estratégias sexuais humanas. O presente projeto de pesquisa tem como objetivo investigar as estratégias sexuais e os critérios de escolha de parceiros em 64 indivíduos transgêneros e compará-los aos dados de 64 indivíduos cisgêneros através de um estudo descritivo exploratório de levantamento transversal, visando contribuir para o aprofundamento das teorias evolucionistas explicativas das estratégias sexuais humanas por meio do estudo de uma população ainda não investigada. Espera-se que indivíduos transgêneros de cada sexo apresentem estratégias sexuais e critérios de escolha de parceiros similares aos apresentados por indivíduos cisgêneros do sexo oposto.

Presidente - 2316116 - FELIPE NALON CASTRO
Externo à Instituição - VICTOR KENJI MEDEIROS SHIRAMIZU - UFRN
Notícia cadastrada em: 27/02/2018 10:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao