Banca de DEFESA: JÚLIA ALBUQUERQUE AGUIAR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JÚLIA ALBUQUERQUE AGUIAR
DATA : 09/06/2017
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de Aula da Psicobiologia
TÍTULO:

Avaliando a cognição na perimenopausa e menopausa cirúrgica: a qualidade do sono, estados de humor e queixas próprias da menopausa predizem o desempenho cognitivo?


PALAVRAS-CHAVES:

Hormônios sexuais, perimenopausa, cognição, climatério.


PÁGINAS: 78
RESUMO:

O aumento da expectativa de vida tem proporcionado a mulheres em todo o mundo viver cerca de metade de suas vidas adultas após a menopausa, com deficiência de estrógenos. A privação hormonal evidenciada a partir desse período de vida traz consigo um grande número de consequências, incluindo déficit cognitivo, mudanças nos estados de humor, incluindo depressão e ansiedade, redução de qualidade do sono e sintomas característicos tais como ondas de calor, sudorese noturna, entre outros. O déficit cognitivo pode apresentar relação com os demais sintomas durante esse período da vida. O objetivo desse estudo foi avaliar o desempenho cognitivo de mulheres perimenopáusicas em função de transtornos de humor, comorbidades, sintomatologia climatérica e ovariectomia cirúrgica. Sessenta e nove mulheres foram recrutadas na Maternidade Escola Januário Cicco, Natal-RN. O desempenho cognitivo foi avaliado utilizando testes cognitivos para memória verbal episódica, e função executiva, incluindo memória operacional, além de questionário para queixas de memória. Foram também investigados os transtornos de humor (depressão e ansiedade) e a qualidade do sono. A presença de comorbidades e sintomatologia climatérica foram obtidos através dos prontuários das participantes. As queixas de climatério foram mensuradas por meio do Índice de Blatt-Kupperman. Todas estas variáveis, incluyindo a ovariectomia cirúrgica foram utilizadas como preditores do desempenho cognitivo por meio da análise estatística de modelo linear generalizado,. considerando p < 0,05. Maiores sintomas de ansiedade e depressão e qualidade de sono, foram preditores do desempenho cognitivo para função executiva. Além disso, a sintomatologia climatérica e os sintomas de depressão foram preditores das queixas de memória, mas as comorbidades não predisseram o desempenho cognitivo. A ovariectomia cirúrgica, mas não a perimenopausa natural, predisse o desempenho cognitivo dominuído para memória episódica. O hipoestrogenismo agudo vivenciado por mulheres ovariectomizadas cirurgicamente sugere uma rápida alteração cognitiva, provavelmente decorrente do efeito degenerativo do déficit hormonal. Nestes casos, a terapia de reposição hormonal, desde que observados os critérios para a sua prescrição, possivelmente reduziria essa alteração, como sugere a hipótese da janela crítica de oportunidade. No período de transição perimenopáusica ocorrem alterações fisiológicas próprias desta condição, além das repercussões do hipoestrogenismo sobre a cognição, estados de humor e qualidade do sono, de forma que abordagem integrada destes fatores pode favorecer a qualidade de vida das pacientes.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FABIOLA DA SILVA ALBUQUERQUE - UFPB
Presidente - 6346130 - MARIA BERNARDETE CORDEIRO DE SOUSA
Externo à Instituição - TECIA MARIA DE OLIVEIRA MARANHAO - UFRN
Notícia cadastrada em: 29/05/2017 15:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao