Banca de QUALIFICAÇÃO: DIANA QUITÉRIA CABRAL FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIANA QUITÉRIA CABRAL FERREIRA
DATA : 31/05/2017
LOCAL: LECH

Avaliação da neofobia alimentar de pacientes com obesidade submetidos a cirurgia bariátrica

Gastroplastia. Medidas implícitas. Neofobia alimentar. Obesidade.

A neofobia alimentar é um comportamento em que o indivíduo tem propensão a evitar consumir alimentos desconhecidos, que pode influenciar diretamente os hábitos alimentares do indivíduo. A dieta constitui um dos fatores ambientais mais importante no desenvolvimento da obesidade. Essa doença é caracterizada pelo excessivo acúmulo de tecido adiposo, que vem crescendo e se tornando um grave problema de saúde pública. O tratamento da obesidade pode ser através de mudanças no estilo de vida, que inclui modificações no hábito alimentar e prática de exercícios físicos, e também por meio de terapia medicamentosa e tratamento cirúrgico. A cirurgia bariátrica tem apresentado resultados positivos para pacientes com obesidade mórbida, porém esse procedimento pode causar alterações comportamentais significativas, especialmente do ponto de vista do comportamento alimentar. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é avaliar a neofobia alimentar de pacientes obesos submetidos a cirurgia bariátrica, validando o instrumento de avaliação implícita desse comportamento, bem como identificar a relação entre a neofobia alimentar, explícita e implícita, com a autoestima, percepção corporal, consumo alimentar e perda de peso dos pacientes após a cirurgia. Essa pesquisa é composta por 3 estudos. No estudo 1 foi realizado uma pesquisa de corte transversal com indivíduos adultos, de ambos os sexos, com aplicação da Escala de Neofobia Alimentar (ENA) e do Teste de Associação Implícita (TAI). Para os Estudos 2 e 3 está sendo realizada uma pesquisa do tipo prospectiva de corte longitudinal com indivíduos adultos, de ambos os sexos, submetidos a gastroplastia no Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. São realizados 3 momentos de coleta de dados: pré-cirúrgico, 3 meses e 6 meses após a cirurgia. A neofobia alimentar está sendo avaliada com auxílio da ENA e do TAI para neofobia alimentar. Também estão sendo aplicadas as Escalas de Autoestima de Rosenberg e de percepção corporal. Além disso também estão sendo coletados dados sociodemográficos, clínicos, dietéticos e antropométricos para avaliação da perda ponderal.

Presidente - 1350337 - FIVIA DE ARAUJO LOPES
Interno - 990.796.828-53 - MARIA EMILIA YAMAMOTO - UFRN