Banca de QUALIFICAÇÃO: JADDE EMMYLLE SILVA DE MOURA

DISCENTE : JADDE EMMYLLE SILVA DE MOURA
DATA : 09/03/2017
LOCAL: Sala de Aula da Psicobiologia

Rosas são vermelhas e violetas são azuis? A influência das emoções sobre a percepção de cores.

Visão, Percepção de cores, Emoções, Daltonismo.

As cores não são apenas um estímulo estético, elas também afetam diretamente a cognição e o comportamento humano. Estudos denominados de psicodinâmica e psicologia das cores, por exemplo, indicam que as cores de um objeto, ou de um local, podem induzir emoções. Recentes estudos têm revelado que as emoções, por sua vez, também interferem na visão e percepção das cores, devido à capacidade de determinados estados emocionais induzirem alterações em níveis de importantes neurotransmissores, afetando diretamente a excitação que por sua vez provoca contrações ou dilatações na pupila, alterando a quantidade de luz que chega até a retina. Emoções negativas como a tristeza, por exemplo, prejudicaria a percepção visual da cor justamente por desencadear reações que promovem quedas nos níveis de dopamina, e interrompem a contração da pupila, consequentemente prejudicando a sensibilidade ao contraste cromático. Já estados emocionais positivos, como a alegria, poderiam ser responsáveis por ampliar a atenção visual. A presente pesquisa pretende, então, observar se há influência dos estados emocionais de alegria ou tristeza sobre a percepção de cores da visão humana. Para saber como tal influência atua em indivíduos com visão em cores normal e em indivíduos daltônicos, que por sua vez já não conseguem distinguir determinadas cores, serão realizados dois estudos experimentais de natureza qualitativa e quantitativa descritiva cujo delineamento será dentre participantes. A pesquisa contará com a participação de 80 sujeitos, homens universitários com idades entre 18 e 30 anos. O estudo 1 será composto de 60 participantes com visão em cores considerada normal, já o estudo 2 será composto por 20 participantes daltônicos. Todos os grupos serão submetidos ao Inventário de Depressão de Beck (BDI), ao Teste de Ishihara, e ao teste de percepção de cores de Munsell, e assistirão a um vídeo de aproximadamente 3 minutos que estimulará emoções. Os sujeitos da pesquisa serão aleatoriamente escolhidos para assistir a apenas um tipo de vídeo que estimulará tristeza, alegria ou um vídeo de estímulo neutro, que exibirá apenas imagens geométricas em movimento (grupo controle). Após a exibição dos vídeos os participantes irão novamente realizar o teste de percepção de cores de Munsell e com isto será avaliado se houve ou não mudança significativa no desempenho da capacidade de percepção visual de cores.

Interno - 1644341 - ANA CAROLINA LUCHIARI
Presidente - 1350337 - FIVIA DE ARAUJO LOPES
Notícia cadastrada em: 03/03/2017 15:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao