Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILLA VALESSA DE CASTRO ANDRADE

DISCENTE: PRISCILLA VALESSA DE CASTRO ANDRADE
DATA: 31/03/2016
LOCAL: Sala de Aula da Pós-Graduação em Psicobiologia

O que há por trás das diferenças individuais? Testes comportamentais e fisiológicos em Betta splendens

Perfis comportamentais, cortisol, testosterona.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia

Na natureza, os animais podem diferir nas estratégias utilizadas para se adaptar ao ambiente. A variabilidade de fenótipos comportamentais numa mesma população deve-se a variabilidade na plasticidade entre indivíduos. Personalidade refere-se a comportamentos exibidos em diferentes situações de forma consistente, com repetições padronizadas diante a mudanças. Os estudos que abordam diferenças individuais têm investigado principalmente como os fatores ambientes e genéticos, influenciam o comportamento (ontogênese) e que vantagens essas diferenças podem acarretar para cada perfil comportamental em termos de fitness. Substâncias endógenas podem atuar na caracterização de perfis individuais. Os hormônios apresentam três ações importantes: modulam entradas sensoriais no sistema, atuam diretamente no sistema nervoso central e regulam os efetores alterando o comportamento. O cortisol é o principal hormônio de resposta ao estresse e está presente em peixes assim como em humanos. Níveis basais de cortisol mantem o equilíbrio hidromineral e o metabolismo energético do organismo, já os níveis elevados comprometem a sobrevivência. Esteroides sexuais, como a testosterona, são responsáveis por características sexuais secundárias em machos, pela reprodução, acasalamento, agressividade, luta e fuga. Vários autores abordam as relações entre perfis comportamentais individuais e secreções hormonais, bem como morfologia e funcionalidade do sistema nervos. Os peixes são um modelo para tais estudos. Pesquisas com peixe Betta são desenvolvidas devido à agressividade, territorialidade e comportamentos reprodutivos da espécie. O presente estudo tem como objetivo avaliar se as diferenças individuais comportamentais e hormonais correlacionam-se com desempenho cognitivo em machos de Betta splendens, bem como a verificar se a injeção de testosterona altera o comportamento dos indivíduos. Serão utilizados 150 machos. Os peixes passarão por tarefas comportamentais: 1) construção de ninho de bolhas: os ninhos serão fotografados e suas áreas calculadas; 2) confronto com coespecífico: os animais confrontarão visualmente seus vizinhos por 10 min. Ocorrerá um primeiro confronto com coespecífico e um segundo com outro diferente após 48 horas, e 3) tarefa de aprendizagem em labirinto em cruz: haverá uma recompensa alimentar em um dos braços e os animais nadarão livremente durante 10 dias a fim de fazer a associação espacial à recompensa, no dia do teste a recompensa será retirada e o tempo até a chegada na área especificada será registrado. Os animais serão classificados de acordo com seu desempenho em cada tarefa a fim de estabelecer os perfis comportamentais. Ao final dessa etapa, os peixes serão eutanasiados por imersão em dose elevada de óleo de cravo, macerados, acrescido de 2 ml de solução tampão PBS, centrifugados e congelados. Testes de ELISA serão feitos para mensurar níveis hormonais de cortisol e testosterona. Após a caracterização dos perfis comportamentais e hormonais, um novo grupo será submetido aos testes e classificados em todos os contextos. Os peixes que apresentarem baixo desempenho em pelo menos uma das tarefas, receberão uma injeção de testosterona e serão resubmetidos aos testes a fim de verificar a melhora no desempenho das tarefas. É esperado que aqueles animais com baixo desempenho melhorem sua performance após administração de testosterona sugerindo relação positiva entre as características comportamentais e hormonais.

Presidente - 1644341 - ANA CAROLINA LUCHIARI
Externo ao Programa - 1313157 - HELDERES PEREGRINO ALVES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 23/03/2016 16:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao