Banca de QUALIFICAÇÃO: FLÁVIA SANTOS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLÁVIA SANTOS DA SILVA
DATA: 29/03/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Aula da Pós-Graduação em Psicobiologia
TÍTULO:

Estudos pré-clinicos dos compostos ativos da Banisteriopsis caapi e Psychotria viridis em modelo animal de depressão juvenil, Callithrix jacchus (sagui)


PALAVRAS-CHAVES:

Depressão-Maior, Comportamento, Testes-cognitivos, Cortisol, Ayahuasca.


PÁGINAS: 58
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:
A Depressão Maior (DM) é a forma mais comum dos transtornos depressivos, sendo as mulheres as mais afetadas, em episódio único ou de forma recorrente. Essa doença afeta os sentimentos, pensamentos e o comportamento do indivíduo, levando-o a expressar humor triste, vazio ou irritável, comprometendo significativamente a capacidade cognitiva e o desenvolvimento de atividades cotidianas e em situações mais graves, pode levar o indivíduo à morte, por cometimento de suicídio. Nos últimos anos tem se observado um aumento desta doença entre os adolescentes, que resulta em prejuízos sociais, educacionais e de saúde física e mental que podem repercutir por toda a vida, vez que é um período importante de maturação do cérebro. Neste cenário, é de fundamental importância que sejam realizadas pesquisas que procuram compreender melhor o transtorno depressivo em sua totalidade e buscar novas vias de tratamentos. Sendo assim, este estudo pretende avaliar os efeitos antidepressivos do uso agudo do chá da Ayahuasca, comparando-os com um antidepressivo clássico, o Cloridrato de Nortriptilina, sobre parâmetros hormonais (cortisol fecal), comportamentais e cognitivos (memória de trabalho e motivação) em machos e fêmeas juvenis de Callithrix jacchus, expostos a um protocolo indutor de depressão (isolamento social crônico por 60 dias). Os resultados preliminares, aqui apresentados, demonstram uma resposta comportamental aguda típica à uma situação de estresse para machos e fêmeas de C. jacchus durante a fase inicial de isolamento social. Entretanto, nos períodos finais de isolamento emergiu, em ambos os sexos, a expressão do coçar, um comportamento estereotipado típico de quadros depressivos. Apesar disto, não foi observado alterações na ingestão da solução de sacarose que possam caracterizar o quadro de anedonia. Por tanto, apesar de termos observado alguns indicativos, o quadro depressivo nestes animais só poderá ser confirmado com a investigação de outros marcadores, como o cortisol, e de um maior número de animais. A aplicação do cloridrato de Nortriptilina apresentou efeito antidepressivo, que não foi observado para o placebo, pois reduziu a expressão, em machos e fêmeas, de comportamentos indicadores de ansiedade e de depressão, e por outro lado, parece ter induzido a expressão da autocatação, que é um comportamento redutor de tensão. Sendo assim, até o presente momento os resultados analisados contribuíram para o entendimento da etiologia e sintomatologia da depressão e para validação do C. jacchus como modelo animal translacional de depressão juvenil.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6346130 - MARIA BERNARDETE CORDEIRO DE SOUSA
Externo ao Programa - 1720860 - VANESSA DE PAULA SOARES RACHETTI
Notícia cadastrada em: 17/03/2016 10:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao