Banca de QUALIFICAÇÃO: SABINNE DANIELLE GALINA

DISCENTE: SABINNE DANIELLE GALINA
DATA: 30/03/2016
LOCAL: Sala de Aula da Pós-Graduação em Psicobiologia

Relação entre exposição à luz pela manhã, ciclo sono-vigília e atenção em adolescentes do ensino médio de Natal/RN

Hábitos de sono, Qualidade de sono, Sonolência diurna, Cognição, Sincronização, Luz.

ÁREA: Psicologia

O atraso de fase do sono é uma mudança natural e bastante marcante entre a infância e a adolescência. Em contrapartida, o horário de início das aulas pela manhã reduz a duração do sono dos adolescentes, ocasionando déficit de sono, sonolência diurna excessiva e baixo desempenho acadêmico. O baixo desempenho pode estar relacionado à redução na atenção, processo cognitivo composto por diferentes componentes (alerta tônico e fásico, atenção seletiva e sustentada), que apresenta variação circadiana. Tanto processos atencionais quanto o ciclo sono-vigília (CSV) podem ser modulados por ciclos de luz e escuro. Este estudo tem como objetivo caracterizar a relação entre a duração e intensidade da exposição à luz pela manhã (no deslocamento até a escola e dentro da sala de aulas), e o CSV, qualidade de sono, sonolência diurna e atenção em adolescentes de escolas particulares de Natal/RN. A amostra terá 210 participantes de ambos os sexos, matriculados no turno matutino no 1º e 2º anos do ensino médio. Os participantes responderão aos questionários: Matutinidade-vespertinidade de Horne & Östberg (HO), “A Saúde e o Sono”, Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh e Escala de Sonolência de Epworth. Além disso, preencherão o Diário de Sono e Escala de Sonolência de Maldonado, concomitantemente ao uso de actímetro por10 dias, para avaliação diária do sono e vigília e exposição à luz ao longo do dia. A atenção será avaliada pela Tarefa de Execução contínua (TEC), entre 7:30h e 9:30h em horário de aula. Espera-se que quanto maior a duração e intensidade da exposição à luz pela manhã, mais regular sejam os hábitos de sono, melhor seja a qualidade de sono, menor os níveis de sonolência diurna e maior seja a eficiência dos componentes da atenção.

Presidente - 1199136 - CAROLINA VIRGINIA MACEDO DE AZEVEDO
Interno - 1216466 - JOHN FONTENELE ARAUJO