Banca de DEFESA: VICTOR KENJI MEDEIROS SHIRAMIZU

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VICTOR KENJI MEDEIROS SHIRAMIZU
DATA: 02/03/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Sala da Pós-Graduação em Psicobiologia
TÍTULO:

Sistema de resposta ao estresse, apego e sociossexualidade: Uma análise psicofisiológica das estratégias de história de vida.


PALAVRAS-CHAVES:

Estresse, Teoria da História de Vida, Apego, Sociossexualidade, Psicofisiologia.


PÁGINAS: 145
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

O sistema de resposta ao estresse é essencial para coordenar respostas comportamentais, bem como otimizar a alocação energética aos diferentes sistemas fisiológicos frente a desafios físicos e psicossociais. Tal alocação também é um tema central dentro da Teoria de História de Vida (LHT), a qual busca explicar como e por que indivíduos “decidem” alocar recursos em esforço somático ou reprodutivo. Modelos teóricos recentes buscam compreender como influências iniciais durante o desenvolvimento modulam o sistema de resposta ao estresse e como isso se traduz em características comportamentais (por exemplo: as dimensões básicas dos estilos de apego e sociossexualidade) e fisiológicas na idade adulta, as quais estão associadas a estratégias de história de vida. Dessa forma, levantam-se hipóteses de que devem ocorrer interações funcionais entre os mesmos. Em uma série de estudos, estas interações foram estudadas a partir dos marcadores do eixo HPA e do sistema nervoso autônomo. No estudo I, buscou-se por evidências de validade de um instrumento para aferir as dimensões básicas dos estilos de apego, sendo o mesmo traduzido e adaptado para o Brasil. Através do estudo II, diferentes padrões de reatividade fisiológica durante um estressor psicossocial agudo e influências moduladoras dos estilos de apego e sociossexualidade foram encontradas. No contexto de excitação sexual (estudo III), vídeos eróticos foram apresentados aos participantes e diferenças individuais na reatividade das concentrações de cortisol e na resposta de habituação na condutância da pele foram observadas e puderam ser explicadas em virtude das dimensões dos estilos de apego e sociossexualidade. Por último, o estudo IV evidenciou que diferenças na satisfação marital poderiam ser explicadas pelas dimensões básicas dos estilos de apego e por diferenças na magnitude da resposta do cortisol, sendo tal efeito sexo-específico. Assim, esses estudos trazem contribuições na compreensão de como influências no ambiente de desenvolvimento do indivíduo refletem o desenvolvimento de diferentes estratégias comportamentais e perfis fisiológicos subjacentes à Teoria da História de Vida, os quais podem ter um funcionamento diferenciado em virtude do contexto.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALEXSANDRO LUIZ DE ANDRADE - UFES
Interno - 1350337 - FIVIA DE ARAUJO LOPES
Interno - 350638 - MARIA DE FATIMA ARRUDA DE MIRANDA
Interno - 990.796.828-53 - MARIA EMILIA YAMAMOTO - UFRN
Notícia cadastrada em: 23/02/2016 17:09
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao