Banca de QUALIFICAÇÃO: LAURA CAROLINA AHUMADA HERNÁNDEZ

DISCENTE: LAURA CAROLINA AHUMADA HERNÁNDEZ
DATA: 29/09/2015
LOCAL: Sala da Pós-Graduação em Psicobiologia

Efeitos da Estimulação Emocional sobre o Processamento Sensorial Auditivo.

Potencial Evocado auditivo, Emoção, Imagens com Valência Emocional, Processamento Sensorial.

ÁREA: Psicologia

As emoções influenciam no comportamento dos organismos, contribuindo com uma melhor adaptação ao ambiente, especificamente modulando a intensidade e a qualidade de certos processos cognitivos como a percepção, a atenção e a memória. Sabe-se que as imagens com conteúdo emocional afetam o potencial evocado visual, provocando aumento nas amplitudes dos componentes precoces nas regiões frontais e centro-occipitais, demostrando que as emoções modulam o processamento sensorial. Porém, ainda não é claro como a emoção pode afetar o processamento sensorial de um estímulo ambiental diferente daquele estímulo que gerou a emoção. Portanto, com este estudo se pretende saber como imagens com conteúdo emocional influenciam o potencial evocado auditivo de um som inócuo. Até o presente momento foi registrado o potencial evocado auditivo em 18 estudantes universitários enquanto estes escutavam um som repetitivo e inócuo e, simultaneamente, observavam imagens em uma tela de computador. Os estímulos visuais foram divididos em quatro blocos (tela em branco, figuras com valência negativa, figuras com valência positiva e figuras neutras). Os primeiros 10 participantes foram testados com um fone supra-aural e os 8 participantes restantes com um fone de inserção, para avaliar a contaminação de cada fone no sinal elétrico cortical. Os resultados preliminares mostram que não existem diferencias entre os potenciais evocados usando o fone supra-aural ou o fone de inserção. Nas comparações dos potenciais evocados entre os blocos de imagens, foram encontradas diferenças significativas para o componente N2, no canal frontal F4. Contudo, na análise post hoc não foram encontradas diferenças significativas na comparação de pares. Possivelmente, a grande variabilidade entre os indivíduos não esteja permitindo constatar o efeito das imagens emocionais no processamento sensorial. Portanto, medidas como aumento do tamanho amostral e limpeza do sinal elétrico, deverão ser tomadas para diminuir a variância nas próximas análises.

Presidente - 1216466 - JOHN FONTENELE ARAUJO
Externo ao Programa - 745.922.111-20 - SERGIO ANDRÉS CONDE OCAZIONEZ - UFRN