Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA CARLA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUANA CARLA DOS SANTOS
DATA: 28/09/2015
HORA: 08:30
LOCAL: Sala da Pós-Graduação em Psicobiologia
TÍTULO:

Irish cooffe: Efeitos do álcool e cafeína no comportamento e aprendizagem de peixe paulistinha.


PALAVRAS-CHAVES:

Atividade locomotora, aprendizagem, álcool, cafeína, peixe paulistinha.


PÁGINAS: 58
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

Substâncias psicoestimulantes vêm sendo utilizadas de forma indiscriminada há muitos anos, e pouco

se sabe os efeitos que elas causam a curto e longo prazo na aprendizagem e memória. Essas

substâncias provocam alterações fisiológicas, e comportamentais que podem muitas vezes

comprometer o desenvolvimento ou desempenho de determinadas tarefas. Substâncias como álcool e

cafeína são bastante usadas por jovens e adultos e elas possuem efeitos diferentes. Essas substâncias

são dose dependente, caso consumidas em baixa quantidade agem como estimulante, aumentando a

atividade locomotora, caso consumidas em alta quantidade, causam efeito depressor, diminuindo a

atividade locomotora. Poucos estudos vêm investigando os efeitos dessas substâncias na atividade

locomotora, aprendizagem e memória e grande parte desses estudos são realizados em roedores.

Peixe paulistinha é um ótimo modelo animal para estudos comportamentais, cognitivos,

ontogenéticos, dentre outros. Esses animais possuem pequeno porte, fácil manutenção, grande

facilidade em administrar substâncias, como também, são morfologicamente, fisiologicamente e

comportamentalmente semelhantes com primatas e roedores. Tendo isso em vista, elegemos esse

modelo para utilizar em nosso estudo. Nossos objetivos foram determinar os efeitos da cafeína e de

seu uso combinado com álcool, na atividade locomotora desses animais, usando para isso doses

crônicas durante 27 dias e doses agudas durante um dia. Visto que, pouco se sabe sobre os efeitos

dessa exposição prolongada.  Como também, investigar efeitos das substâncias em teste de

aprendizagem, no qual utilizamos a metodologia One Trial learning, que se baseia em uma memória

de único evento e que nos mostra um rápido e efetivo protocolo envolvendo memória em única

tentativa. Essas memórias são mais disruptivas e vulneráveis que memórias baseadas em várias

repetições. Sendo assim, um teste adequado para utilizar com uso de substâncias psicoativas.

Encontramos que os animais exposto altas doses de álcool prejudicam a aprendizagem e o

comportamento locomotor e doses moderadas crônicas fazem com que o animal consiga realizar com

êxito a tarefa de aprendizagem. Do mesmo modo, altas doses de cafeína afetam o comportamento

locomotor, mas não prejudicam a aprendizagem. Animais expostos a tratamento combinado com

dose moderada crônica de álcool e dose moderada de cafeína aguda aprendem a tarefa e não

apresentam prejuízos locomotores, indicando que dose moderada de cafeína aguda pode evitar os

efeitos deletérios ocasionados pela abstinência do álcool.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1644341 - ANA CAROLINA LUCHIARI
Externo ao Programa - 1720860 - VANESSA DE PAULA SOARES RACHETTI
Notícia cadastrada em: 21/09/2015 16:08
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