Banca de DEFESA: LUCIANA HELENA SILVA ROCHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANA HELENA SILVA ROCHA
DATA: 25/05/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Aula da Pós-Graduação em Psicobiologia
TÍTULO:

When wolves cry: long distance calling by wild maned wolves


PALAVRAS-CHAVES:

Lobo-guará, Chrysocyon brachyurus, detecção manual, detecção automática, atividade vocal, variação noturna, Monitoramento Acústico Passivo.


PÁGINAS: 83
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:
O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus Illiger 1815) é o maior canídeo da América do Sul e encontra-se quase-ameaçado de extinção segundo a IUCN. Por ser uma espécie noturna, territorial e com hábitos solitários, ainda há muitos aspectos pouco estudados de seu comportamento em ambiente natural, entre eles a comunicação acústica. Em seu repertório vocal, o lobo apresenta a vocalização de longa-distância chamada de “aulido” a qual, segundo a literatura, tem função de manutenção do espaçamento entre indivíduos e/ou comunicação entre os membros do par reprodutivo dentro do território. Nesse contexto, esse estudo teve como objetivos: 1) comparar quatro métodos de detecção dos aulidos de lobo-guará em gravações feitas em ambiente natural, buscando eleger o mais eficiente para nosso projeto; 2) entender como se dá o padrão noturno de emissão dessas vocalizações, verificando se as condições climáticas e as fases da lua influenciam nas taxas de emissão de aulidos; e 3) testar o Monitoramento Acústico Passivo como ferramenta na identificação da presença de lobos-guará em ambiente natural. A área de estudo foi o Parque Nacional da Serra da Canastra (Minas Gerais, Brasil) e foram utilizados gravadores autônomos para aquisição dos sons, os quais gravaram durante toda a noite (18h-06h) durante cinco dias de dezembro/2013 e durante todos os dias dos meses de abril a julho/2014. Os métodos de detecção de aulidos foram testados e comparados com relação ao tempo necessário para analisar os arquivos, número de falsos positivos e número de aulidos corretamente identificados. O método misto (XBAT+manual) foi o mais eficiente, encontrando 100% das vocalizações em quase metade do tempo do método manual, e foi eleito para análise dos nossos dados. O estudo da variação temporal da emissão de aulidos verificou que os lobos vocalizam mais nas primeiras horas da noite, o que sugere uma função social importante para esses chamados no início de seu período de atividade mais intenso. A velocidade média do vento foi a única variável meteorológica que influenciou a frequência de vocalizações, o que pode indicar baixa recepção sonora dos gravadores ou alteração nos padrões comportamentais dos lobos em condições de ventos fortes. É necessário um melhor entendimento da variação sazonal da atividade vocal dos lobos-guará, mas nosso estudo já demonstra ser possível detectar padrões comportamentais de animais selvagens apenas através do som, validando o Monitoramento Acústico Passivo como ferramenta na conservação dessa espécie.

MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ARTUR ANDRIOLO - UFJF
Externo à Instituição - FLÁVIO HENRIQUE GUIMARÃES RODRIGUES - UFMG
Presidente - 1863735 - RENATA SANTORO DE SOUSA LIMA MOBLEY
Notícia cadastrada em: 07/05/2015 14:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao