Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNA CECILIA QUEIROZ DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANNA CECILIA QUEIROZ DE MEDEIROS
DATA: 06/03/2015
LOCAL: Sala de Aula da Pós-Graduação em Psicobiologia

Comportamento de craving alimentar em universitários

Craving, comportamento alimentar, cromo, glicemia/insulinemia, validação.

ÁREA: Psicologia

O craving por alimentos (CravA) pode ser definido como um desejo intenso de comer um tipo de alimento em particular. Embora haja evidências de que o aumento na frequência e intensidade do craving por alimentos pode estar relacionado a estados a alterações patológicas do comportamento alimentar, trata-se de um comportamento bastante prevalente na população em geral.  Vários fatores podem influenciar na ocorrência de episódios de craving por alimentos, culturais, psicológicos e fisiológicos. Nesta perspectiva, vem sendo discutida a hipótese de uma possível influência do estado de cromo no organismo, e da relação glicemia/insulinemia, com o CravA. Apesar do crescente interesse despertado pela temática, no Brasil não existem, até o momento, pesquisas sobre este assunto e/ou instrumentos adequados para a avaliação do CravA. Assim, este trabalho se propõe a investigar o comportamento de craving alimentar em universitários, realizando a tradução, adaptação e validação, para o português brasileiro, de instrumentos para avaliar o CravA, além de pesquisar a  relação deste com o estado de cromo no organismo e a glicemia/insulinemia.

Externo à Instituição - CLAUDIO SIMON HUTZ - UFRGS
Interno - 1350337 - FIVIA DE ARAUJO LOPES