Banca de QUALIFICAÇÃO: KAREN CRISANTO DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KAREN CRISANTO DE OLIVEIRA
DATA: 25/11/2014
HORA: 08:00
LOCAL: Sala de Aula da Pós-Graduação em Psicobiologia
TÍTULO:

Influência dos odores de gato e de cobra no comportamento defensivo e expressão de Fos do sistema hipotalâmico de defesa de camundongo.


PALAVRAS-CHAVES:

Comportamento defensivo, estímulos odoríferos, hipotálamo, Sistema Hipotalâmico de Defesa, Fos.


PÁGINAS: 48
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

Pesquisas em ratos com a proteína Fos, um marcador de ativação neuronal, e com lesões mostram um distinto circuito na zona medial do hipotálamo, o Sistema Hipotalâmico de Defesa, que está ativo em resposta ao odor de gato e funciona como mediador do estímulo aversivo em direção a áreas efetoras e de memória. No entanto, pouco se sabe sobre a resposta deste sistema ao odor de diferentes predadores ou seu papel em camundongos. Neste trabalho, expusemos camundongos Swiss aos odores de dois predadores (gato e cobra), para verificar a expressão de Fos no Sistema Hipotalâmico de Defesa, assim como os comportamentos defensivos exibidos. A análise mostrou que a exposição do camundongo ao odor de gato provocou um aumento na expressão da proteína Fos nos núcleos da circuitaria defensiva comparado ao controle e ao odor de cobra, assim como menor comportamento exploratório, e maior grooming e avaliação de risco. Os resultados nos indicam que esse circuito distinto parece agir diferencialmente aos estímulos odoríferos de diferentes predadores, provocando reações comportamentais diferentes dos camundongos dependendo do odor percebido. O odor de gato é percebido como estímulo ameaçador, porém o mesmo não acontece com o odor de cobra.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 4363493 - EXPEDITO SILVA DO NASCIMENTO JUNIOR
Externo à Instituição - RAMÓN HYPOLITO LIMA - UFRN
Notícia cadastrada em: 19/11/2014 14:09
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao