Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA FERNANDES KOLODIUK

DISCENTE: FERNANDA FERNANDES KOLODIUK
DATA: 25/11/2014
LOCAL: Sala de Aula da Pós-Graduação em Psicobiologia

Pressão de sono e perfil acadêmico de estudantes de medicina do 1º período da UFRN

Pressão do sono, jet lag social, estudantes de medicina, ciclo sono-vigília e performance acadêmica.

ÁREA: Psicologia

A demanda acadêmica, o novo contexto social, novas rotinas e diminuição do controle dos pais, são fatores que podem influenciar o padrão de sono de estudantes recém ingressantes na universidade. Estudantes de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) apresentam alta carga horária, conteúdo denso nas disciplinas e as aulas do 1o período iniciam às 7 horas da manhã. Sua população é formada por adultos jovens, que ainda sofrem com o atraso de fase de sono comum na adolescência, indicando que o horário de aula pode ser inadequado nesta faixa etária. A redução do sono noturno durante os dias de aula e a tentativa de recuperação do sono perdido nos dias livres - jet lag social (JLS), sugere que já no primeiro período os estudantes sofrem com elevada pressão do sono. O acúmulo da pressão do sono pode refletir negativamente em tarefas cognitivas e na performance. Portanto, o objetivo deste trabalho é avaliar a relação entre a pressão do sono e o perfil acadêmico de estudantes de Medicina do 1o semestre da UFRN, caracterizando sociodemograficamente esta população e investigando possíveis reflexos no ritmo de atividade-repouso e na performance acadêmica. Participaram da amostra 88 estudantes, saudáveis de ambos os sexos, que respoderam os seguintes questionários: Qualidade de Sono de Pittsburgh (IQSP), Escala de Sonolência de Epworth (ESE), Cronotipo Horne & Ostberg (HO), Cronotipo Munique (MCTQ) e “A Saúde e o Sono” adaptado. Actimetria foi utilizada durante 14 dias para elaboração de actogramas e obtenção de variáveis não-paramétricas do ritmo de atividade-repouso e as notas da disciplina do turno da manhã, foram utilizadas como performance acadêmica. O JLS foi utilizado como medida de pressão do sono. Na estatística consideramos o nível de significância de 95%. A população se mostrou homogênea em relação aos aspectos sociodemográficos. A maioria tem estilo de vida saudável, pratica atividade física, se locomove até a universidade em carro e levam entre 15 e 30 minutos para tal percurso. Em relação ao CSV, a maioria apresentou cronotipo intermediário e vespertino, tem necessidade de cochilar durante a semana, sofrem sonolência diurna e apresentam má qualidade de sono. 83% da amostra tem ao menos 1h de JLS, o que nos levou a divisão em dois grupos: Grupo 1 (<2h JLS; N=44) e Grupo 2 (≥ 2h JLS; N=44). Os grupos diferiram apenas no cronotipo, mostrando que indivíduos mais vespertinos apresentam mais JLS, entretanto, não encontramos diferenças em relação aos aspectos sociodemográficos, ritmo de atividade-repouso ou performance acadêmica. A homogeneidade da amostra possivelmente dificultou a comparação entre os grupos, entretanto, é alarmante que os estudantes já apresentem no primeiro semestre: Alto JLG, péssima qualidade de sono e sonolência diurna excessiva, que pode se acentuar no decorrer do curso com o surgimento de plantões noturnos e aumento da carga horária. Intervenções abordando a importância de bons hábitos de sono e a mudança no horário de início da aula são estratégias que visam uma melhoria na saúde dos estudantes.

Presidente - 1216466 - JOHN FONTENELE ARAUJO
Interno - 2140860 - ROVENA CLARA GALVAO JANUÁRIO ENGELBERTH