Banca de DEFESA: FREDERICO HORIE SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FREDERICO HORIE SILVA
DATA: 04/07/2014
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de Aula da Pós-Graduação em Psicobiologia
TÍTULO:

Criar o próprio jogo ou apenas jogar? Efeitos de diferentes estratégias de ensino na motivação e aprendizado de ciências.


PALAVRAS-CHAVES:

Estratégias de ensino; ambiente de aprendizagem; ensino de ciências; jogos didáticos; jogos não eletrônicos.


PÁGINAS: 105
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

A utilização de jogos como ferramenta pedagógica é bastante comum, entretanto a efetividade dos jogos com propósitos educacionais ainda é pouco conhecida. Neste estudo, três diferentes estratégias de ensino de baixo custo – criar o próprio jogo de tabuleiro, utilizar um jogo já existente e confeccionar um cartaz – foram avaliadas quanto a: (1) aprendizado de ciências; (2) uso de estratégias de aprendizado profundo (EAP); e (3) motivação intrínseca. Testamos a hipótese de que, nos três parâmetros avaliados, os escores seriam maiores no grupo que construiu o próprio jogo, seguido, respectivamente, pelo grupo que apenas jogou e pelo que construiu o cartaz. A pesquisa envolveu 214 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I, de seis escolas públicas de Natal/RN. Um grupo de estudantes criou e jogou o próprio jogo didático (N = 68), um segundo grupo utilizou um jogo já existente (N = 75), e um terceiro grupo confeccionou um cartaz para ser exposto na escola (N = 71). Nossa hipótese foi parcialmente confirmada, uma vez que não houve diferença significativa no desempenho e no uso de EAP entre o grupo que criou o próprio jogo e o grupo que apenas jogou; entretanto, ambos os grupos tiveram escores significativamente maiores  em desempenho em ciências e uso de EAP do que o grupo que confeccionou o cartaz. Não houve diferença significativa nos escores de motivação intrínseca entre os três grupos experimentais. Nossos resultados indicam que atividades relacionadas a jogos não digitais podem fornecer um contexto favorável  à aprendizagem no ambiente escolar. Concluímos que o uso de jogos para fins pedagógicos (tanto criar o próprio jogo como apenas jogar) é uma alternativa eficiente e viável para o ensino de ciências na escola pública brasileira.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CHARBEL NIÑO EL-HANI - UFBA
Interno - 346130 - MARIA BERNARDETE CORDEIRO DE SOUSA
Presidente - 1660044 - SIDARTA TOLLENDAL GOMES RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 20/06/2014 09:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao