Banca de DEFESA: JAMILLY DE SOUZA COSTA

DISCENTE: JAMILLY DE SOUZA COSTA
DATA: 30/04/2014
LOCAL: Sala de Aula da Pós-Graduação em Psicobiologia

Efeitos da densidade de estocagem em camarões da espécie Macrobrachium rosenbergii (De Man, 1879) nos estágios iniciais do desenvolvimento.

Carcinicultura, Macrobrachium rosenbergii, Camarão de água doce, Densidade de estocagem, Etologia Aplicada.

ÁREA: Psicologia

Entre as diversas atividades aquícolas, a carcinicultura sobressai-se devido ao alto valor comercial que os crustáceos atingiram no mercado. Dentre as espécies de água doce cultivadas, uma das que mais têm se destacado é Macrobrachium rosenbergii. O conhecimento sobre o comportamento da espécie e a influência das características do ambiente em seu desenvolvimento pode otimizar o manejo e minimizar prováveis impactos ao meio ambiente e ao próprio animal. Assim, nosso objetivo geral foi caracterizar as atividades comportamentais dessa espécie nos estágios iniciais do desenvolvimento em diferentes densidades de estocagem, nas fases do ciclo de luz. Pós-larvas com 30 dias de vida foram trazidas da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), Macaíba/RN e, em seguida, transferidas para o laboratório de Estudos do Comportamento do Camarão (LECC), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde foram medidas e pesadas. Para cada experimento, foram utilizados oito aquários de 60 L (40 cm x 30 cm x 50 cm), com temperatura e aeração constantes e filtração contínua através de mídias filtrantes biológicas em mini-tubos, areia, lã de vidro e carvão vegetal, contendo três centímetros de areia de filtro de piscina (granulometria média) como substrato e submetidos ao ciclo de 12h/12h, tendo 30% da água trocada uma vez por semana. Os abrigos utilizados foram pedaços de tijolos, sendo 2 em cada aquário. A qualidade da água foi monitorada semanalmente. Para observação do comportamento dos animais, utilizamos duas densidades: 25 animais m-² e 40 animais m-². Os comportamentos foram observados através dos seguintes métodos de registro: amostragem comportamental - entrada e saída do abrigo, coleta de alimento no substrato e na coluna d’água, afastamento, ataque, perseguição e canibalismo; scan - inatividade, alimentação, exploração, cavação, natação, limpeza e permanência no abrigo.  As observações ocorreram em janelas de 15 minutos/aquário, 4 vezes ao dia, por 4 dias na semana, ao longo de 4 semanas. O alimento foi ofertado 2 vezes ao dia, imediatamente antes de  2ª e da 4ª janela de observação de cada aquário. Nossos resultados demonstraram que na alta densidade, na fase de claro, os animais apresentaram maior frequência de atividades comportamentais que possivelmente promoveram menor exposição, e também evitação de atos agonísticos. Nessa densidade, na fase de escuro, a maior frequência foi de comportamentos que pareceram gerar maior exposição a riscos. Para a baixa densidade, encontramos um padrão que pode ser importante para o manejo ao gerar mais conforto aos animais no ambiente de cultivo. Concluiu-se que a densidade de estocagem exerceu influência na expressão das atividades comportamentais de M. rosenbergii nos estágios iniciais do desenvolvimento, com modificações no comportamento que indicam bem-estar pobre ao animal em condições de alta densidade de estocagem.

Externo ao Programa - 1731226 - KARINA RIBEIRO
Presidente - 350638 - MARIA DE FATIMA ARRUDA DE MIRANDA