Banca de QUALIFICAÇÃO: VALCICLÊNIO VALÉRIO PEREIRA DA COSTA MACÊDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALCICLÊNIO VALÉRIO PEREIRA DA COSTA MACÊDO
DATA: 24/02/2014
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Reunião do DFS
TÍTULO:

Investigação sobre a existência de estampa temporal na memória de ratos em quatro tarefas: habituação no campo aberto, reconhecimento de objetos, reconhecimento de objeto no espaço e esquiva passiva.


PALAVRAS-CHAVES:

Estampa temporal, Memória espacial, Ciclo circadiano, Campo aberto, Reconhecimento de objeto, Esquiva passiva.


PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

Ritmos circadianos são oscilações biológicas que ocorrem com período próximo a 24 horas. Estes ritmos influenciam a vida dos organismos e existem em nível celular, fisiológico, comportamental e cognitivo. O fenômeno da memória em que a coincidência/não coincidência entre o horário de aquisição e de evocação influencia a recuperação de uma informação é denominado Estampa Temporal. Os objetos do estudo foram, Investigar a existência de estampa temporal na memória de habituação ao campo aberto e reconhecimento de objeto em ratos Wistar (Rattus novergicus). Foram utilizados 30 machos, com 4 meses de idade. Os testes de memória aplicados foram: habituação ao campo aberto (CA) e reconhecimento de objeto (RO), reconhecimento de objeto no espaço (ROE) e esquiva passiva. Os grupos (6 animais cada)  passaram por duas exposições ao CA (sessão 1 e sessão 2), RO (treino e teste), ROE (treino e teste) e esquiva passiva em horários coincidentes (HC) (ZT14-ZT14, ZT0 indica o início da fase de claro e ZT12, o início do escuro) e não coincidentes (HNC) (ZT14-ZT22). Para a análise da habituação ao CA, registramos o deslocamento (nº de quadrantes percorridos) nas duas sessões. Adicionalmente, utilizamos um índice de habituação (razão entre o deslocamento na sessão 2 e o deslocamento na sessão 1). Para o RO, registramos o tempo de exploração dos objetos no treino (objetos idênticos) e no teste (objeto familiar e objeto novo), e utilizamos a porcentagem do tempo de exploração de um dado objeto em relação ao tempo total de exploração dos dois objetos, o mesmo procedimento foi utilizado para o ROE, para a esquiva passiva a latência para descer da plataforma foi utilizado como medida de memória, que é o tempo em segundos para descer da plataforma.  Usamos o teste T de student pareado para comparações dentro dos grupos e para amostras independentes para comparações entre os grupos. Os resultados apontam que no teste do campo aberto o grupo HC apresentou uma habituação significativa, enquanto o HNC não, o mesmo foi possível de observar no reconhecimento de objeto, os animais do grupo horário coincidente exploraram mais o objeto novo, quando comparado com o antigo, já o grupo horário não coincidente exploraram os objetos da mesma forma. No ROE não foi possível observar nenhum resultado significativo em nenhum dos grupos. A esquiva passiva diferente do ROE apresentou resultados positivos para ambos os grupos, os dois apresentaram aumento significativo na latência para descer da plataforma durante o teste, independente da coincidência das fases circadianas ou não. Diversos estudos anteriores mostraram que a estampa temporal é observada em tarefas de condicionamento de lugar e esquiva. Nossos resultados mostram que a estampa temporal é um fenômeno que ocorre também em habituação (memória implícita) e reconhecimento de objeto (memória explícita). É possível que esse fenômeno seja generalizável para o aprendizado e a recuperação de informações.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2527496 - ALESSANDRA MUSSI RIBEIRO
Presidente - 1216466 - JOHN FONTENELE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 12/02/2014 12:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao