Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO BAPTISTELLA CABRAL

DISCENTE: THIAGO BAPTISTELLA CABRAL
DATA: 07/11/2013
LOCAL: Sala de aula da Pós Graduação em Psicobiologia

SONO E MEMÓRIA NO CONTEXTO ESCOLAR.

Sono, Memória declarativa, Escola

ÁREA: Psicologia

A escolarização é um processo sistematizado de aquisição de memórias declarativas. O sono tem um papel importante no processo de aquisição deste tipo de memória. Apesar disso, até onde sabemos não existem estudos que aplicam este conhecimento sobre o sono em um contexto escolar. Durante um cochilo de 60 minutos, as pessoas normalmente alcançam o período de ondas lentas do sono. Este período é muito importante para a consolidação da memória declarativa. Sendo assim, são propostos dois estudos longitudinais com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental I, totalizando dezesseis semanas de estudo. No primeiro é avaliada a associação entre o cochilo e a consolidação de longo prazo de memórias declarativas advindas de conteúdos curriculares. No segundo (em andamento) é avaliado o impacto de uma mudança na aquisição destes conteúdos curriculares na consolidação da memória durante o cochilo.

Interno - 1439078 - REGINA HELENA DA SILVA
Presidente - 1660044 - SIDARTA TOLLENDAL GOMES RIBEIRO