Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE SILVA BELISIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE SILVA BELISIO
DATA: 18/10/2013
LOCAL: A definir

Padrões de sono, sonolência diurna e os componentes da atenção em crianças da educação infantil.

Criança, sono, atenção, sonolência, horários escolares.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia

Ao longo da infância, as crianças tendem a dormir e acordar cedo e aumentam a duração do sono noturno, enquanto diminuem os episódios de sono diurno (cochilo), que são frequentes no início da vida e de grande importância para o amadurecimento do sistema nervoso. Além dessas modificações biológicas, ocorrem mudanças marcantes no meio social, por exemplo, o início da vida escolar. O horário escolar pode modificar os padrões de sono e vigília, e consequentemente, levar a privação parcial de sono e a sonolência diurna de forma a prejudicar o bem-estar da criança e o seu desempenho escolar. Assim, esse trabalho tem como objetivo avaliar a relação entre os padrões de sono, sonolência diurna e os componentes da atenção em crianças que estudam pela manhã e à tarde na educação infantil. Participaram 72 crianças (29 que estudam pela manhã e 43 que estudam a tarde), entre 4 e 6 anos. Os seguintes questionários foram usados: hábitos de sono, classificação econômica e o diário de sono. A escala de sonolência adaptada de Maldonado et al. (2004) e o Teste de performance continua adaptado para crianças de Valdez et al., 2005 foram aplicados. A pesquisa foi conduzida em duas etapas: 1ª Caracterização geral dos hábitos de sono e nível econômico, e na 2ª Caracterização dos padrões de sono durante 7 dias, registro da sonolência diurna por 5 dias e avaliação da atenção durante 3 dias, das 8h às 9h e das 14h às 15h. Observa-se que as crianças realizam rituais antes de dormir e a frequência desses rituais difere entre os turnos. Com relação aos horários de sono, as crianças que estudam pela manhã dormem e acordam mais cedo e dormem menos na semana do que as crianças que estudam à tarde (Mann-Whitney, p<0,05), mostrando sinais de privação parcial de sono, como um maior nível de sonolência diurna na segunda, quinta e sexta. Além disso, as crianças que estudam pela manhã apresentaram uma diminuição no número de respostas corretas no teste de atenção para a atenção sustentada em relação àquelas que estudam à tarde (Mann-Whitney, p<0,05). Com isso, observa-se que as crianças da educação infantil e que estudam pela manhã mostram sinais de privação parcial de sono durante a semana, caracterizados pela redução do tempo na cama, maiores níveis de sonolência e um menor percentual de respostas corretas ao longo do teste de atenção sustentada.

Interno - 1216466 - JOHN FONTENELE ARAUJO
Externo ao Programa - 1665448 - KATIE MORAES DE ALMONDES
Notícia cadastrada em: 10/10/2013 13:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao