Banca de DEFESA: PRISCILLA SOARES DE FRANCA

DISCENTE: PRISCILLA SOARES DE FRANCA
DATA: 31/08/2013
LOCAL: Anfiteatro dos Peixes

Amor como medida de satisfação marital.

amor, casamento, satisfação marital, diferenças sexuais, validação.

ÁREA: Psicologia

O amor afeta a vida de milhares de seres humanos. Ele evoluiu para encorajar atividades que levem a ações reprodutivas bem sucedidas e é responsável pela criação e manutenção de laços afetivos entre indivíduos. Assim como há diferenças nos comportamentos reprodutivos entre os sexos também há diferenças em como eles amam e se apaixonam. Essas diferenças poderão ditar a dinâmica do casamento e a satisfação marital no mesmo. O casamento favorece o sucesso reprodutivo individual promovendo a escolha de parceiro e a criação de um ambiente propício para a criação de filho, e a satisfação marital é vista como o mecanismo psicológico que acompanha os custos e benefícios do casamento. O MARQ-Brasil é um questionário que permite mensurar o nível de satisfação marital. Uma de suas escalas, a Escala Amor foidesenvolvida para aferir o nível de vínculo emocional entre parceiros em um relacionamento amoroso. Este trabalho teve como objetivo validar a escala Amor como alternativa para medir vínculo emocional e analisar que características pessoais de parceiros(as) podem influenciar o amor de homens e mulheres e sua satisfação marital. No presente estudo participaram 176 indivíduos em relacionamento estável. A partir dos resultados, concluímos que a escala Amor se constitui um instrumento válido como medida de satisfação marital. Além disso, verificamos que várias características pessoais influenciam o amor dos cônjuges. Apesar de ambos os sexos continuarem a avaliar a qualidade do relacionamento, as mulheres demonstraram ser mais exigentes nessa avaliação. Observamos que características comuns no universo de escolha de parceiro permanecem importantes e exercem sua influência no amor e na satisfação marital após a escolha de parceiro ter sido realizada.

Presidente - 1350337 - FIVIA DE ARAUJO LOPES
Externo à Instituição - MARCO ANTÔNIO CORRÊA VARELLA - UnB