Banca de QUALIFICAÇÃO: YONARA MONIQUE DA COSTA OLIVEIRA

DISCENTE: YONARA MONIQUE DA COSTA OLIVEIRA

DATA: 27/06/2011

LOCAL: Sala 2 do PPgCF

Estudo de fatores de risco associados ao desenvolvimento da nefropatia em pacientes pediátricos com diabetes tipo 1: Avaliação do status antioxidante, expressão de mRNA e polimorfismos dos genes SOD1, SOD2 e GPx1

Diabetes Mellitus tipo1, estresse oxidativo, nefropatia diabética, sistema antioxidante.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde

ÁREA: Farmácia

O estresse oxidativo induzido pela hiperglicemia tem sido implicado como o fator chave para explicar as alterações patológicas que levam ao desenvolvimento de complicações microvasculares, como a nefropatia, em indivíduos com diabetes. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi avaliar o status antioxidante, a expressão de mRNA e a presença de polimorfismos nos genes SOD1, SOD2 e GPX1 como fator de risco para o desenvolvimento da nefropatia em crianças e adolescentes com diabetes tipo 1 (DM1). Foram estudados 80 indivíduos normoglicêmicos (NG) e 60 indivíduos diabéticos, com idade entre 6 à 20 anos de ambos os gêneros. Os indivíduos diabéticos foram avaliados como um grupo total – DM1, e também subdivididos quanto ao controle glicêmico em compensados (DM1C) e não-compensados (DM1NC) e quanto ao tempo de diagnóstico em DM1<5 com menos de 5 anos de diagnóstico e DM1>5 com mais de 5 anos de diagnóstico. Para avaliação do controle glicêmico foram determinadas as concentrações da glicose de jejum e hemoglobina glicada; para avaliar o perfil lipídico foi realizada a dosagem do colesterol total e frações e triglicerídeos; para avaliar a função renal foram realizadas as dosagens de uréia e creatinina séricas e a relação albumina/creatinina urinária (RAC) e para avaliar o status antioxidante foi determinado o conteúdo de GSH em sangue total e a atividade eritrocitária da superóxido dismutase (SOD) e glutationa peroxidase (GPx). 56,6% (34/60) dos indivíduos diabéticos apresentaram controle glicêmico insatisfatório e 60% (36/60) foram diagnosticados há menos de 5 anos. A glicose de jejum e a hemoglobina glicada apresentaram valores médios significativamente elevados em todos os subgrupos de diabéticos em relação aos NG. Em relação ao perfil lipídico observou-se um aumento no colesterol total para os subgrupos DM1NC e DM1<5 e DM1>5 em relação ao grupo NG, havendo uma correlação positiva com o controle glicêmico (r = 0,413 p< 0,001); também houve aumento no LDLc para os todos os subgrupos diabéticos em relação aos NG com correlação positiva com o controle glicêmico (r = 0,45 p< 0,001). Para a função renal observou-se um aumento na RAC para os indivíduos diabéticos, com valores mais elevados nos subgrupos DM1NC e DM1>5; para a uréia sérica houve aumento no grupo DM1 total e para os subgrupos DM1<5 e DM1>5 em relação ao grupo NG. Para os parâmetros antioxidantes, obteve-se uma diminuição consistente no conteúdo de GSH para o grupo DM1 total (1,27 mmol/L ± 0,27) e subgrupos em relação ao NG (1,37 mmol/L ± 0,27); a atividade da GPx aumentou significativamente para os grupos DM1 total, DM1NC e DM1<5 em relação ao NG, estando correlacionada com a RAC (r = 0,233 p<0,05); também foi observado aumento na atividade da SOD no grupo DM1 total e subgrupos em relação aos NG, com correlação positiva com a RAC (r = 0,439 p<0,001). O conjunto de resultados sugerem que o aumento na produção de EROs induzido pela hiperglicemia, teve como conseqüência a diminuição do conteúdo de GSH e aumento compensatório na atividade da SOD e GPx, que associados à presença de um controle glicêmico insatisfatório e dislipidemia, favoreceu o aparecimento de alterações precoces na função renal.

Externo ao Programa - 1228866 - EDUARDO LUIZ VOIGT
Presidente - 346847 - MARIA DAS GRACAS ALMEIDA