Banca de QUALIFICAÇÃO: ARIANE TEIXEIRA DOS SANTOS

DISCENTE : ARIANE TEIXEIRA DOS SANTOS
DATA : 29/09/2017
LOCAL: SALA 2 DO PPgCF

ESTUDO FITOQUÍMICO E AVALIAÇÃO DO EFEITO ANTI-INFLAMATÓRIO E ANTINOCICEPTIVO DE UM DERIVADO VEGETAL OBTIDO DA CASCA DE CASTANHA DE Anacardium occientale NO MODELO DE ARTRITE AGUDA E CRÔNICA EM RATOS

Derivados do Ácido Anacárdico; Anacardium occidentale; Dor; Inflamação; Artrite.

O Anacardium occidentale, conhecido popularmente como cajueiro é uma planta tipicamente brasileira, cultivada principalmente na região nordeste do país. Seu pseudofruto, o caju, é uma fonte riquíssima de vitamina C, carotenoides, taninos e antocianinas, o que lhe confere um elevado valor nutricional. O líquido da casca da castanha (LCC), um subproduto extraído da casca da castanha de cajú, tem sido alvo de pesquisas recentes motivadas pelo seu elevado potencial biológico devido, principalmente, à presença de ácidos fenólicos na sua constituição. Deste modo, o presente trabalho teve por objetivo realizar um estudo fitoquímico, bem como avaliar os efeitos anti-inflamatórios e a atividade anti-nociceptiva de um derivado vegetal da castanha de caju na artrite induzida por Zymosan e adjuvante completo de Freund em ratos Wistar machos. Além disso, foi realizado o isolamento dos principais constituintes químicos do extrato. Para o desenvolvimento deste projeto foram administradas doses de 25, 50 e 100 mg/kg. Os resultados preliminares indicaram uma diminuição no edema do joelho no modelo de artrite induzido por Zymosan, bem como uma diminuição do influxo leucocitário para o espaço intrarticular. A partir dos derivados vegetais do óleo da casca da castanha de A. occidentale, foi possível isolar 4 substâncias, sendo duas delas já elucidadas e identificadas como 6-[8(Z),11(Z),14-pentadecatrienil] ácido salicílico e 6-[8(Z),11(Z)-pentadecadienil] ácido salicílico, tratando-se do ácido anacárdico com três insaturações e duas insaturações, respectivamente. As demais substâncias encontram-se em processo de elucidação estrutural. Salienta-se que estes resultados ainda são resultados preliminares, sendo necessária a realização de dosagens de citocinas, bem como ensaio de imuno-histoquímica e análise histopatológica para a elucidação do potencial terapêutico deste extrato no processo inflamatório da artrite.

Interno - 2374605 - AURIGENA ANTUNES DE ARAUJO
Externo ao Programa - 2276354 - LEANDRO DE SANTIS FERREIRA
Presidente - 346847 - MARIA DAS GRACAS ALMEIDA THORNTON
Notícia cadastrada em: 13/09/2017 15:58