Banca de DEFESA: RICARDO GENTIL DE ARAUJO PEREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RICARDO GENTIL DE ARAUJO PEREIRA
DATA: 02/10/2012
HORA: 15:00
LOCAL: CCHLA - SALA DE REUNIÕES DEPARTAMENTO DE LETRAS
TÍTULO:

Interpretação e análise do problema da indução sob uma visão fundamentada em teoria de conjuntos e teoria de probabilidades.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Problema da indução, Lógica indutiva, Probabilidade.


PÁGINAS: 105
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: Lógica
RESUMO:

O seguinte trabalho consiste na interpretação e análise do problema da indução sob uma visão fundamentada em teoria de conjuntos e teoria de probabilidades como base para a solução de suas implicações filosóficas negativas relativas aos sistemas de lógica indutiva de maneira geral.

Devido à importância do problema e aos desenvolvimentos recentes nos referidos campos de conhecimento (início do século 20), bem como às relações visíveis entre eles e o processo de inferência indutivo, tem-se aberto um campo de possibilidades relativamente inexplorado e promissor.

O ponto-chave para o estudo consiste na modelagem do processo de aquisição de informação usando conceitos de teoria de conjuntos, seguido por um tratamento usando teoria de probabilidades.

Ao longo do estudo foi possível identificar, como obstáculos principais à justificação probabilística, tanto o problema da definição do conceito de probabilidade quanto do de racionalidade, além da sutil conexão entre ambos. Essa constatação permitiu um maior cuidado na escolha do critério de racionalidade a ser considerado no intuito de viabilizar o tratamento do problema por meio de situações-exemplo específicas, mas sem a perda de suas características originais, de modo que as conclusões obtidas possam ser estendidas a casos clássicos como o relativo à dúvida sobre a continuidade do nascer do sol.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1451225 - DANIEL DURANTE PEREIRA ALVES
Interno - 033.724.644-00 - JOSE EDUARDO DE ALMEIDA MOURA - FARN
Externo à Instituição - GIOVANNI DA SILVA DE QUEIROZ - UFPB
Notícia cadastrada em: 02/10/2012 09:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao